PUBLICIDADE

Entenda a 'piada gay' com teor político aplaudida no Oscar

Boa parte dos telespectadores de fora dos Estados Unidos não captou a ironia lançada pela apresentadora lésbica Wanda Sykes

28 mar 2022 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários
As anfitriãs do Oscar defenderam os LGBTQIA+
As anfitriãs do Oscar defenderam os LGBTQIA+
Foto: Reprodução/YouTube

No final do discurso de abertura do Oscar, a comediante Wanda Sykes disse à plateia: “Vamos ter uma grande noite hoje”. Na sequência, fez um complemento. “E para vocês, na Flórida, vamos ter uma noite gay, gay, gay...”

As outras coapresentadoras, Amy Schumer e Regina Hall, formaram coro fazendo uma ‘dancinha’ debochada – “Gay, gay, gay!” – enquanto a plateia de astros de Hollywood ria e aplaudia.

A maior parte da audiência internacional certamente não entendeu a piada. Elas ironizaram os apoiadores do projeto de lei ‘Don’t Say Gay’ (Não diga gay, em tradução livre).

O texto defendido por conservadores e membros do Partido Republicano restringe o ensino em sala de aula a respeito de identidade de gênero e orientação sexual.

Além disso, pais poderiam processar as escolas e os professores que insistissem na abordagem do tema com os alunos. Com interesse de se lançar à Casa Branca em 2024, o governador da Flórida, republicano Ron DeSantis, sinalizou que vai sancionar a lei.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do Partido Democrata, se manifestou contra. A Disney acabou envolvida na polêmica quando a imprensa revelou que estúdios ligados à companhia enviaram cartas de apoio ao projeto a parlamentares do estado onde ficam seus principais parques temáticos.

A repercussão negativa fez a direção da gigante do entretenimento se desculpar e fazer uma doação milionária a entidades de defesa da comunidade LGBTQIA+. Na cerimônia de domingo (27), a Walt Disney Studios ganhou o Oscar de animação por ‘Encanto’.

Outro ‘momento gay’ da premiação foi no discurso de Ariana DeBose, a primeira afro-latina-americana declaradamente queer (ou seja, não identificada com a heteronormatividade) a ganhar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. “Há, de fato, um lugar para nós”, disse a estrela de ‘West Side Story’.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade