PUBLICIDADE

Netflix vai lançar novo filme de Jane Campion no Festival de Veneza

12 jun 2021 19h53
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação/Netflix / Pipoca Moderna

Com a briga entre a Netflix e o Festival de Cannes, o novo filme da cineasta neozelandesa Jane Campion, que já venceu a Palma de Ouro por "O Piano" (1993), será lançado no Festival de Veneza.

A Netflix fechou a première mundial com os organizadores do evento italiano, que por sinal tem sido palco para os principais filmes premiados no Oscar nos últimos anos.

Intitulado "The Power of the Dog", o filme de Jane Campion é estrelado por Benedict Cumberbatch ("Dr. Estranho") e o casal da vida real Kirsten Dunst ("Melancolia") e Jesse Plemons ("Judas e o Messias Negro").

A trama adapta o romance homônimo de Thomas Savage sobre o relacionamento complicado entre dois irmãos, Phil (Cumberbatch) e George Burbank (Plemons). Quando George se casa secretamente com uma viúva (Dunst), seu irmão trava uma guerra implacável para destrui-la.

O problema da Netflix com Cannes é que o festival aceitou a pressão dos exibidores franceses, após incluir filmes da plataforma na competição de 2017, e passou a proibir lançamentos de streaming na disputa da Palma de Ouro. Mesmo após o Oscar e vários outros festivais fazerem concessões ao streaming durante a pandemia, Cannes se mantém irredutível, falando em "regras" que não considerava até a pressão de 2017.

A única forma de a Netflix exibir seus filmes no evento francês seria incluí-los em exibições especiais, fora de competição, mas a plataforma acha isso uma desfeita, afirmando que desprestigiaria seus cineastas. Em vez de aceitar o tratamento de marginalização em Cannes, prefere uma aliança com Veneza, que está se fortalecendo com essa briga.

Mas não fica nisso. A Netflix já demonstrou que é vingativa, ao comprar os direitos de vários filmes premiados em Cannes para impedi-los de chegar aos cinemas e exibi-los como lançamentos de streaming, ridicularizando as tais regras do festival.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade