"É uma honra manter o legado vivo", diz ator de 'Homem-Aranha'



Osmar Portilho

Os 7.682 km de distância entre São Paulo e Nova York viraram apenas alguns metros na noite desta segunda-feira (25), pelo menos para alguns sortudos fãs do super-herói Homem-Aranha. Aconteceu no Shopping Market Place, na zona sul da capital paulista, uma sessão especial de pré-estreia para a imprensa e alguns pacientes seguidores do personagem da Marvel que esperaram mais de dez horas na fila para dar a primeira olhada em O Espetacular Homem-Aranha. Após a exibição, Andrew Garfield e Emma Stone, Peter Parker e Gwen Stacy, respectivamente, responderam perguntas dos jornalistas e dos fãs em uma transmissão ao vivo direto de Nova York, nos Estados Unidos, ainda na sala de cinema.

Cheia de carisma, a dupla ganhou os fãs em poucos segundos. "Boa noite, São Paulo. Te amo", disse Andrew, correspondido com gritos. O ator, que viveu um brasileiro no filme A Rede Social, justificou arranhar o português graças ao personagem. Garfield se diz fã do Homem-Aranha "desde os três anos", mas faz cerimônia ao falar sobre a trilogia anterior da Marvel. "Para mim, Tobey Maguire sempre será o Peter Parker", disse. No entanto, ao que tudo indica, a nova aposta da Marvel tem tudo para dar novo fôlego ao super-herói e "esquecer" os filmes lançados em 2002, 2004 e 2007. O ator afirmou que teve que mudar sua perspectiva ao dar nova roupagem a Peter Parker, este novo mais sarcástico e irônico.

"Minha cabeça mudou. O peso do personagem faz com que eu precise me submeter as críticas e aceitar. Você tem que aceitar. É uma honra manter o legado vivo", explicou. Para o casal - que também vive um romance na vida real -, a diferença se dá também no âmbito dos relacionamentos, com personagens mais humanos e uma história mais envolvente. "Houve a intenção de fazer algo mais real. Tivemos liberdade para nos conectar, improvisar e interpretar", concluiu o ator.

Interpretação essa que também conta com o desafio de encenar em fundos verdes e inexistentes que darão realismo somente com recursos de efeitos especiais. Sobre a tecnologia, Emma brincou: "eu sempre corria e acabava rindo. Nessas horas realmente achava que tinha sido mal escolhida para o papel", confessou. Já o ator, responsável pela maior parte das cenas de ação, foi enfático. "Uma bola de tênis num bastão. É isso. Esse é o vilão. É difícil fugir disso e mostrar medo", afirmou.

Sobre o próximo filme da franquia, o casal desconversa. "Quem será o próximo vilão?", questiona um dos fãs. "Ouvimos algumas coisas, mas não podemos falar", disse Emma. "Deve ser o Coringa", brincou Garfield.

O Espetacular Homem-Aranha estreia nos cinemas do Brasil no dia 6 de julho.

Foto: Divulgação