PUBLICIDADE

Festival de Cinema do Rio lança financiamento coletivo para superar crise

Organização do evento revelou, na semana passada, o risco de cancelamento por falta de recursos e apoio financeiro

18 set 2019 - 09h41
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A falta de recursos e de apoio financeiro fez a organização do Festival do Rio, tradicional mostra de cinema brasileiro, lançar um financiamento coletivo para viabilizar a realização da 20ª edição do evento. Com a frase "Seja parte do Festival do Rio", a organização apela às pessoas para que façam contribuições, que podem variar de R$ 20, R$ 50 e R$ 80 para pessoas físicas a R$50 mil para parcerias institucionais. A ação foi cadastrada na plataforma Benfeitoria e compartilhada nas redes sociais do festival.

A campanha de arrecadação tem três metas: a primeira pretende arrecadar R$ 500 mil, o que possibilitaria 50 filmes estrangeiros convidados e a exibição em 5 cinemas. No segundo momento, a meta vai chegar a R$ 800 mil, acrescentando à relação anterior uma Première Brasil com 30 filmes em competição e ampliando a exibição para 10 cinemas. A meta final, de R$ 1.2 milhão, inclui ainda um setor de encontros profissionais - Rio Market - e a Mostra Geração, que atende crianças, jovens e escolas.

Previsto para acontecer entre os dias 7 e 17 de novembro, a organização revelou, na semana passada, que o Festival vivia uma "possibilidade real de cancelamento" e estava buscando apoio de diversas empresas e parceiros para garantir que o evento ocorresse, ainda que em um formato mais compacto.

Conforme noticiado anteriormente pelo Estado, o orçamento se tornou um problema para a organização do evento emfevereiro deste ano, quando a Petrobrás optou por suspender o patrocínio de onze projetos culturais - dentre eles, estava o Festival do Rio. Em julho, a direção do festival já fazia apelos para atrair novos patrocinadores e evitar um possível adiamento.

Assista ao vídeo da campanha:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/uHFXBcLSqEY" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade