PUBLICIDADE

De lideranças a atores, morte de Sidney Poitier mobiliza as redes

Ator protagonizou filmes icônicos, como 'Adivinhem Quem Vem Para Jantar"

7 jan 2022 20h23
ver comentários
Publicidade

O ator Sidney Poitier, primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator por sua atuação em Uma Voz nas Sombras (1963), morreu nesta sexta-feira, 7, aos 94 anos. A notícia foi divulgada pela imprensa britânica, citando o ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchell. Não foi divulgada a causa da morte.

"Com seus papéis pioneiros e talento único, Sidney Poitier uniu dignidade e graça, revelando o poder que o cinema tem de nos unir. Ele também abriu as portas para uma geração de atores.", escreveu o ex-presidente dos EUA, Barack Obama. A notícia do falencimento entristeceu fãs de todo mundo, que lamentaram nas redes sociais, aos que levaram flores para sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Personalidades também manifestaram pesar nas redes, como a apresentadora Oprah Winfrey. Veja repercussão:

Ele foi um homem gentil e abriu portas que estavam fechadas para muitos de nós.

Denzel Washington

Ator

Ao mestre... Com amor. Sidney Poitier nos mostrou como alcançar as estrelas

Whoopi Goldberg

Atriz

Ao longo de 80 anos, Sidney e eu rimos, choramos e fizemos todas as travessuras que podíamos. Ele era realmente meu irmão e meu parceiro na tentativa de tornar este mundo um pouco melhor. Definitivamente fez meu mundo muito melhor.

Harry Belafonte

Ator e cantor

É uma honra tê-lo amado como mentor. Amigo. Irmão. Confiante. Mestre da sabedoria. O mais alto reconhecimento e louvor por sua vida magnífica, graciosa e eloquente. Ele apreciou muito. Eu adorei. Ele tinha uma alma enorme que será apreciada para sempre.

Oprah Winfrey

Atriz e apresentadora

Sidney foi minha inspiração, a luz que me guiou, meu amigo

Morgan Freeman

Ator

Este foi um grande. Nenhuma palavra pode descrever como seu trabalho mudou radicalmente minha vida. A dignidade, a normalidade, a força, a excelência e pura eletricidade que dava aos seus papeis mostraram que nós, como negros, importamos.

Viola Davis

Atriz

Estadão
Publicidade
Publicidade