PUBLICIDADE

Curta ‘Ararat’, com referência ao Genocídio Armênio, faz estreia mundial em SP

Filme produzido por Marcio Rosario tem no elenco os irmãos José Abujamra e Joaquim Muylaert, netos do genial Antônio Abujamra

18 ago 2022 - 11h40
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois irmãos de origem armênia trabalham na confeitaria da família, a Ararat Doces. Às vésperas de um evento do centenário do genocídio armênio, eles entram em conflito pela visita inesperada de um supervisor de qualidade de origem turca. Armênia e Turquia são vistos como inimigos desde aquele episódio sangrento da história. 

Esta é a premissa de ‘Ararat’. O filme com 17 minutos de duração terá première mundial no 33° Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Haverá sessão nesta sexta-feira (19) no Cinesesc e outra no sábado (20), no Centro Cultural São Paulo. 

O diretor Guto Gomes buscou inspiração na própria família. “A ideia surgiu da minha experiência como descendente armênio em São Paulo. Meus bisavós fugiram do Genocídio Armênio, indo para o Egito e depois para o Brasil. Sempre quis contar sobre a presença dessa cultura na cidade onde vivo, São Paulo”, relata. 

Os protagonistas do curta são interpretados por José Abujamra e Joaquim Muylaert, filhos da cineasta Anna Muylaert (‘É Proibido Fumar’, ‘Que Horas Ela Volta?’) e do cantor, compositor e multi-instrumentista André Abujamra, e netos do grande Antônio Abujamra, um dos maiores nomes da arte dramática brasileira. 

Em 'Ararat', irmãos se desentendem em razão de uma visita indesejada
Em 'Ararat', irmãos se desentendem em razão de uma visita indesejada
Foto: Divulgação

“Eu escolhi o cinema como área de atuação porque é onde desde pequeno sempre gostei de explorar minha criatividade. Sinto que dentro de universos ficcionais posso voltar ao meu passado lúdico e viver o mundo da imaginação”, afirma Joaquim, que apareceu pela primeira vez nas telas aos 2 anos, em ‘Durval Discos’, dirigido por sua mãe. 

José gostou da experiência de atuar em família. “Existir uma tensão entre os irmãos era fundamental para o filme. Como lembrava nossa relação desde a infância, foi muito fácil criar esse ambiente familiar provocativo. E sabe o que foi mais legal? Nossa relação ficou mais próxima, justamente por explorarmos fatores da nossa vida de uma maneira artística.” 

Filme faz alusão ao massacre de armênios iniciado na Primeira Guerra Mundial
Filme faz alusão ao massacre de armênios iniciado na Primeira Guerra Mundial
Foto: Divulgação

O antagonista em ‘Ararat’ é interpretado por Christian Manos. O ator foi visto em produções de TV como ‘Malhação’, ‘Deus Salve o Rei’ e ‘A Força do Querer’. “Eu não tinha ideia do tamanho da comunidade armênia em São Paulo, é muito representativa”, conta. Ele colaborou para que o elenco surgisse afinado diante da câmera. “Usei minha experiência de professor de teatro para aplicar alguns exercícios na fase de preparação.” 

Ator com participação em produções de Hollywood e trabalhos na Globo e Record, Marcio Rosario tem se destacado como produtor de curtas. “Consigo em tempo muito menor do que em um longa apresentar histórias interessantes. Aqui e no exterior há um público faminto por narrativas desconhecidas, especialmente de fatos reais”, explica. 

Dividindo-se entre Brasil, Portugal e Estados Unidos, Rosario afirma que o Brasil vive “o maior retrocesso cultural desde a ditadura” por conta do desprezo do governo federal pela produção artística.

O produtor Marcio Rosario em Portugal, onde mora atualmente, e acompanhando uma filmagem
O produtor Marcio Rosario em Portugal, onde mora atualmente, e acompanhando uma filmagem
Foto: Divulgação

“O presidente fez de tudo para tentar destruir nosso cinema. Por ignorância, desconhece o DNA do artista brasileiro, de sua resiliência e luta contra os opressores. Muitos amigos conseguiram, como eu, produzir com dinheiro próprio”, diz. 

“Ficou claro, principalmente para os estrangeiros, o que esse governo pensa sobre a cultura. Apesar do retrocesso, nunca fomos tão respeitados no exterior por projetos de audiovisual. Resistimos nesses últimos anos e ainda faremos muito mais.” 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade