0

Trailer de Mulan é criticado na China

Comunidade chinesa apontou incongruência nos elementos reunidos no teaser do novo live-action da Disney.

11 jul 2019
13h05
atualizado às 13h53
  • separator
  • comentários

Lançado no último domingo com muito hype, o primeiro teaser trailer da adaptação em live-action de Mulan, da Disney, atingiu impressionantes 175 milhões de visualizações no YouTube em apenas um dia, mas a comunidade chinesa não está muito contente com o filme.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Segundo reporta a Variety, o trailer tem sido criticado na China, com espectadores usando a plataforma Weibo para apontar os maiores problemas que encontraram no pequeno teaser. O longa é baseado na lenda chinesa da guerreira Hua Mulan, uma garota nascida na região nortenha do país por volta do Século V.

O trailer mostra a personagem principal vivendo com a família em uma moradia no estilo Tulou de Fujian, tradicional do povo Hacá, nas regiões montanhosas do sudeste de Fujian. A incongruência que tem sido apontada gira em torno justamente desta moradia. Uma vez que Mulan é do norte da China, dificilmente estaria morando em uma casa neste estilo.

"A Disney não deveria ser tão descuidada e simplesmente pensar que eles podem fazer Mulan morar em um tulou só porque eles são bonitos", escreveu uma pessoa no Weibo (via IndieWire). "Ela não é de Fujian! Acho que essa Mulan também pega o metrô para ir para o exército?"


Digirido por Niki Caro e protagonizado por Liu Yifei, o novo Mulan trouxe incômodo a um estudante que chegou a publicar um vídeo explicando por que o primeiro trailer não agradou.

"Este filme está tentando se insinuar para o público do Ocidente", afirmou o estudante, no vídeo. "É como se eles tivessem simplesmente reunido qualquer elemento chinês ou Oriental e colocado no filme para fazer todos sentirem que ele é muito 'chinês'.

"Esta bagunça de misturar elemenos Orientais sem relação é muito desrespeitosa a culturas não-Ocidentais", continuou. "Não é sobre os produtores apreciando elementos de uma cultura que é diferente daquela de Hollywood, mas sim usando isso para criar algo que seja apelativo e confortável para os americanos."

Mulan tem lançamento marcado para 26 de março de 2020.

AdoroCinema
  • separator
  • comentários
publicidade