2 eventos ao vivo

Star Wars: Entenda a linha do tempo da franquia

Da saga Skywalker aos spin-offs, passando pelas séries animadas e produções do Disney+.

7 set 2019
09h46
  • separator
  • 0
  • comentários

Com tantos filmes e séries de TV da franquia Star Wars, difícil saber qual produção se encaixa aonde cronologicamente falando, não é mesmo? O básico você já sabe (se não sabe, tudo bem, o AdoroCinema explica): a linha do tempo da saga dos Skywalker se divide por números, mais fácil ainda do que gravar os subtítulos dos filmes. Começa com os três prelúdios, Episódios I, II e III; depois segue para a trilogia clássica, Episódios IV, V e VI, e termina com os três filmes mais recentes, Episódios VII, VIII e IX, ainda inédito.

Foto: Lucasfilm / AdoroCinema

Mas e no meio? O que se encaixa? Durante a D23 Expo, a "Comic-Con da Disney", a Lucasfilm divulgou a cronologia completa da franquia, incluindo os novos projetos como as séries de TV The Mandalorian e a protagonizada por Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Chegou a hora de entender essa linha do tempo completa de Guerra nas Estrelas.

Primeiro de tudo, é preciso compreender que a cronologia agora divide toda a saga Star Wars em três épocas — a Era da República, a Era da Rebelião e a Era da Resistência — nomes familiares para quem acompanha os quadrinhos recentes da franquia. Cada época leva o nome do grupo pelo qual os heróis lutaram durante determinada trilogia. Já as séries de TV expandem as histórias dessas épocas, contando o que acontece durante e em torno dos longas-metragens. Confira:


Era da República

A Era da República é a da trilogia prequela, composta por Episódio I: A Ameaça Fantasma, Episódio II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança dos Sith. Esses filmes descrevem a queda da República e a ascensão do Império Galático. Nesse mesmo período, acontecem os eventos da série animada Star Wars: The Clone Wars, cobrindo a lacuna entre Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith.

Entre a Era da República e a Era da Rebelião, existem produções que conectam essas épocas. Trata-se do filme Han Solo: Uma História Star Wars, que acontece no mesmo período que a vindoura série sobre Obi-Wan Kenobi — ou seja, no final da Era da República, oito anos depois de A Vingança dos Sith, quando ainda existia um Império Galático.


Era da Rebelião

Outras produções que são ambientadas antes de Rogue One e Uma Nova Esperança, no caso, no início da Era da Rebelião, são a série animada Star Wars Rebels e o seriado prelúdio de Rogue One protagonizado por Cassian Andor (Diego Luna) e K2-SO (Alan Tudyk). Elas explicam o surgimento da Aliança Rebelde.

A Era da Rebelião é a da trilogia original de Guerra nas Estrelas, formada por Uma Nova Esperança, O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi (Episódios IV, V e VI, respectivamente). Esses longas-metragens contam a história da luta da Aliança Rebelde contra o Império. Pouco antes de Uma Nova Esperança, acontecem os eventos do spin-off Rogue One, que explicam como os planos da Estrela da Morte foram roubados e chegaram até as mãos de Leia Organa (Carrie Fisher).

Entre a Era da Rebelião e a Era da Resistência, será ambientada The Mandalorian. A série estrelada por Pedro Pascal acompanha os eventos após a derrocada do Império, a galáxia é uma terra de ninguém, caótica, repleta de caçadores de recompensa.


Era da Resistência

A Era da Resistência acompanha os eventos da trilogia moderna, composta por O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker (Episódios VII, VIII e IX, respectivamente), contando a história das batalhas da Resistência e da Primeira Ordem após a queda do Império Galático. Esta época também inclui a série animada Star Wars Resistance e a trama por trás da área temática "Star Wars: Galaxy's Edge" nos parques da Disney.


Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia no dia 19 de dezembro. Já The Mandalorian estreia no Disney+ em 12 de novembro nos Estados Unidos, e no Brasil deve chegar em 2020.

AdoroCinema
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade