0

Rio2C divulga programação completa com centenas de palestrantes do Brasil e do mundo

Rio Content Market é incorporado a evento ainda mais amplo dedicado à promoção da economia criativa no Brasil.

5 mar 2018
17h18
  • separator
  • comentários

Com nomes de peso da indústria criativa, o Rio Creative Conference (Rio2C) anunciou a programação completa de sua primeira edição nesta segunda-feira (5). O evento é uma evolução do Rio Content Market, que teve sete edições no Rio de Janeiro dedicadas ao mercado audiovisual. A ordem da vez é ampliar os horizontes e abraçar outros galhos da indústria criativa, como a música e a inovação.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Centenas de profissionais do Brasil e do mundo estão escalados para compartilhar suas experiências na indústria do entretenimento. A conferência, voltada para o mundo dos negócios, pretende aliar painéis, workshops, debates e pitchings, enquanto um festival, que será aberto para o público em geral, contará com shows, exibições de filmes e séries, competições de eSports, gastronomia e um evento de realidade virtual.

"O espaço para o audiovisual continua. Nada muda nesse sentido. Pelo contrário: As coisas só tendem a melhorar e crescer. Mas o evento ganha uma outra dimensão, passando a ser um território de encontro, de troca de informações e conhecimento e de articulação, de convergência, de sinergia e também de realização de negócios no conjunto da economia criativa brasileira", afirmou o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a coletiva de lançamento do Rio2C realizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda.

No campo do audiovisual, os principais destaques internacionais são as presenças de Bruce Miller (criador da premiada série The Handmaid's Tale, em destaque na foto que ilustra esta notícia), Adam Anders (do departamento musical de High School Musical 3 e Glee), Ron Yerxa (produtor de Nebraska, The Leftovers e Pequena Miss Sunshine), Cort Lane (Vice-Presidente Sênior de Animação e Entretenimento Familiar da Marvel), Ryan Kwanten (ator de True Blood), Joe Halpin (produtor e roteirista de Hawaii Five-0 e criador da série ainda inédita The Oath) e Mariela Besuievsky (produtora de O Segredo dos Seus Olhos).

Entre os talentos nacionais, alguns destaques são as presenças de Elena Soarez (roteirista de O Mecanismo, série nacional da Netflix), Laís Bodanzky (diretora do filme Como Nossos Pais), Andrucha Waddington (diretor Os Penetras e da minissérie Sob Pressão), Andrea Barata Ribeiro (produtora de Cidade de Deus) e Mariza Leão (produtora de Meu Nome Não É Johnny e Meu Passado Me Condena: O Filme).

O Rio2C contará ainda com a presença de Chance Glasco, cofundador da desenvolvedora Infinity Ward, responsável pela franquia de jogos Call of Duty, que já vendeu mais de 250 milhões de cópias no mundo.

"Os mais pessimistas diriam que a gente tá fazendo isso em um momento louco, mas eu sou otimista mesmo em um momento de crise", avaliou Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C. "As pessoas ainda encaram as atividades culturais e criativas como uma coisa secundária, como apenas festa e diversão, mas não reconhecem o peso econômico e a capacidade de contribuição para o crescimento econômico do país", avaliou Leitão.

Durante o evento, o ministro interpretou o crescimento de 1% do PIB em 2017 como um sinal de que "o Brasil voltou aos trilhos do desenvolvimento econômico", apesar da alta não ter reposto as perdas dos anos de 2016 e 2015.

"O nosso setor, independentemente da recessão que o Brasil viveu, cresceu a taxas chinesas nos últimos 10 anos e as perspectivas para os próximos anos são ainda melhores". Leitão afirmou que analistas antecipam um crescimento de 4,6% ao ano na renda gerada pela indústria criativa no Brasil. "Isso é bem superior à média de crescimento da economia brasileira e superior também à média estimada de crescimento da economia criativa no mundo", completou. Atualmente, a indústria criativa representa 2,64% do PIB do Brasil e é responsável por 1 milhão de empregos.

O Rio2C será realizado entre os dias 3 e 8 de abril na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A programação completa dos eventos de negócios estão no site oficial da conferência. A programação do festival aberto ao público em geral será divulgada no dia 12 de março.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade