0

Morre Albert Finney, de Erin Brockovich, aos 82 anos

Visto pela última vez em 007 - Operação Skyfall, o veterano ator recebeu cinco indicações ao Oscar durante sua longa carreira.

8 fev 2019
16h33
  • separator
  • comentários

Cinco vezes indicado ao Oscar, Albert Finney faleceu aos 82 anos de idade. Segundo informações cedidas por sua família, "ele partiu de forma pacífica, por conta de uma breve doença, perto daqueles que ama". Maiores detalhes sobre sua enfermidade não foram reveladas, mas o ator foi diagnosticado com câncer de rim em 2011.

Nascido em 1936, Finney fez sua estreia nas telonas com Vida de Solteiro (1960), mas chamou atenção da mídia através de sua performance em Tudo Começou no Sábado (1960). Isso acabou gerando o convite para o papel que rendeu sua primeira indicação ao Oscar: o personagem-título de As Aventuras de Tom Jones (1963).

Desde então, se tornou um popular nome no cinema e no teatro, como membro da Royal Shakespeare Company. Aprovado pela autora Agatha Christie, Albert foi responsável por encarnar o famoso detetive Hercule Poirot em Assassinato no Expresso Oriente (1974), segunda performance que concorreu ao prêmio da Academia. Suas outras três indicações ao Oscar vieram com O Fiel Camareiro (1983), À Sombra do Vulcão (1984) e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000).

Se nunca ganhou a estatueta dourada, o ator faturou três Globos de Ouro. O último foi por encarnar Winston Churchill no telefilme The Gathering Storm (2012), papel que ainda lhe deu um Emmy e um BAFTA Awards. Após aparecer na franquia Bourne, seu último trabalho no cinema foi em 007 - Operação Skyfall.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade