1 evento ao vivo

Homem-Formiga e a Vespa: 15 easter-eggs do novo filme da Marvel

Você reparou em todos eles?!

11 jul 2018
12h51
  • separator
  • comentários

Homem-Formiga e a Vespa apresentou o que pode ser a chave para resolver o desfecho de Vingadores: Guerra Infinita. Mas, acredite, não só o Reino Quântico e o Microverso fizeram parte da gama de referências do filme.

Foto: Marvel / AdoroCinema

O longa estrelado por Paul Rudd e Evangeline Lilly veio repleto de easter-eggs dos quadrinhos, da carreira dos atores e até mesmo de músicas brasileiras. O AdoroCinema selecionou alguns deles. Confira abaixo e conte para a gente: você notou mais algum?

1) Cabeça-de-Ovo


O nome verdadeiro do pai de Ava (Hannah John-Kamen) é Elihas Starr. Hank Pym (Michael Douglas) diz Starr traiu e roubou alguns de seus planos para o túnel quântico. Mas o nome não é desconhecido dos fãs de quadrinhos! Nas HQs do herói, Elihas Starr é o vilão Cabeça-de-Ovo. Apresentado inicialmente na edição nº 38 de "Tales to Astonish", ele é um cientista contratado para capturar e derrotar o Homem-Formiga. Ele desenvolveu um aparelho para se comunicar com formigas e controlá-las, a fim de competir com o herói pela lealdade dos insetos.

2) X-Con


A companhia de segurança criada por Scott Lang (Paul Rudd), Luis (Michael Peña) e seus amigos se chama X-Con. O nome, em inglês, faz referência a "ex-condenados", o que faz bastante sentido considerando que Scott e Luis são ex-presidiários, tendo se conhecido na prisão. Nas HQs, Lang forma a companhia "Ant-Man Security Solutions" ("Soluções de Segurança do Homem-Formiga", na tradução).

3) Luis


Falando no Luis, o amigo de Scott constantemente vive se reafirmando com a expressão "I'm the boss" (algo como "eu sou o chefe", "eu sou o maioral"). Vale lembrar que, no primeiro Homem-Formiga, Lang também se reafirma como herói ao lembrar que é o chefe, o maioral.

4) Golias


Bill Foster (Laurence Fishburne) comenta que era um antigo colega de Hank Pym e trabalhou com ele em um projeto chamado Golias anos antes. O projeto consistia em encontrar maneiras para os dois expandirem seus corpos, semelhantes ao Homem-Gigante. Foster afirma que ele cresceu até 6,4 metros de altura.

Nos quadrinhos, Foster era um super-herói chamado Golias. Vários personagens incluindo Clint Barton (sim, o Gavião Arqueiro) e Hank Pym assumiram o papel do gigante na mesma época. Golias é brevemente mencionado em uma cena deletada de Homem de Ferro 2, quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) pergunta a J.A.R.V.I.S. (Paul Bettany) sobre informações dos projetos Pegasus, Exodus e Golias.

5) Matrix


Há uma breve referência ao icônico papel de Laurence Fishburne: Morpheus na trilogia Matrix. Se olharmos para as palavras atrás dele no quadro negro em sua sala, uma delas diz "Matrix". Não é mais óbvio do que isso.

6) Jovem Fishburne


Se você achou que o filme usou alguns efeitos especiais extravagantes para rejuvenescer Laurence Fishburne, deveria olhar mais de perto. O jovem Bill Foster, na verdade, foi vivido pelo filho de Laurence, o também ator Langston Fishburne, que foi creditado no filme como "Jovem Bill".

7) Formigas amigas


No primeiro filme, o público se apaixonou pela formiga Antony e ficou de coração partido quando ele morreu. Nos quadrinhos, a primeira formiga que Scott Lang nomeou foi Emma — e, como no filme, ela o ajudou em sua batalha contra Darren Cross. Já em Homem-Formiga e a Vespa, Lang nomeia mais dois companheiros de insetos: Ulysses S. Gr-Ant e Antonio Banderas. Há precedentes nos quadrinhos para nomear formigas com nomes de figuras públicas. Na série de HQs "Homem-Formiga" de 2015, ele batizou as formigas de Chuck Barris e Tony Wilson.

8) Cassie Lang


A filha de Scott Lang, Cassie (Abby Ryder Fortson), diz ao pai que ele precisa de um parceiro. Ele acha que ela está falando de Hope van Dyne (Evangeline Lilly), mas a menina o corrige afirmando que está falando sobre si mesma. No final do filme, Cassie diz a Hope que quer ajudar as pessoas quando crescer.

Ambos os momentos aludem ao alter-ego de Cassie dos quadrinhos, Estatura. Ao contrário de Hank, Scott ou Janet, essa heroína não precisa de um traje para encolher ou crescer; sua exposição às Partículas Pym ao crescer a concedeu essas habilidades. Nos quadrinhos, ela é um membro integral dos Jovens Vingadores.

9) Jimmy Woo


O agente do FBI que vigia Scott Lang durante sua prisão domiciliar é Jimmy Woo (Randall Park). Woo faz parte dos quadrinhos da Marvel Comics desde a década de 1950, quando interpretou um agente secreto lutando contra o supervilão Garra Amarela.

No primeiro encontro deles nas telas, Woo comenta sobre como ser o Homem-Formiga em Capitão América: Guerra Civil era uma violação dos Acordos de Sokovia, a legislação que tornava ilegal todo super-herói não autorizado. Mais uma referência aí!

10) Sonny Burch


Enquanto no filme, Sonny Burch (Walton Goggins) é um comerciante de armas genérico, nos quadrinhos, ele é um antagonista do Homem de Ferro que até trabalhou para a Cross Technologies, empresa dirigida por Darren Cross, o vilão do primeiro Homem-Formiga, interpretado por Corey Stoll.

11) Stan Lee


Todo filme do Universo Cinematográfico Marvel que se preze tem a participação especial de Stan Lee. Conforme o quadrinista tem envelhecido, ele tem limitado suas aparições — em Deadpool 2, ele apareceu apenas em um mural, e nas séries da Marvel/Netflix, foi visto no fundo, em fotos, cartazes e anúncios.

Entretanto, em Homem-Formiga e a Vespa, Lee apareceu em uma grande cena de perseguição. Logo após Hope van Dyne encolher a motocicleta de um dos capangas de Sonny Murch, ela acidentalmente faz o mesmo com um carro estacionado. O homem que estava prestes a entrar no carro é Lee, que exclama: "Os anos 60 foram divertidos, mas agora estou pagando por isso!"

12) Clube dos Cafajestes


O filme também faz uso da metalinguagem, ao mostrar na televisão uma cena de Clube dos Cafajestes, filme de 1978. Na sequência, Donald Sutherland é um professor universitário que, já um pouco alto, fala sobre "um pequeno universo minúsculo" escondido em um único átomo. Uma clara referência ao Reino Quântico visto em Homem-Formiga.

13) Homem-Gigante


Scott Lang cresceu para um tamanho enorme pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil, mas em Homem-Formiga e a Vespa é a primeira vez que ele é referido como o Homem-Gigante. Quando ele cresce para perseguir o barco no Porto de São Francisco, um noticiário que aparece na tela de uma TV se refere a ele como "Giant-Man".

14) Vórtex temporal


Em uma das cena dos pós-créditos, antes de Scott Lang entrar no Reino Quântico para coletar energia do campo quântico de cura, ele é orientado a evitar vórtices temporais. E isso pode muito bem ser a chave para reverter as mortes causadas pelo estalar de dedos de Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Guerra Infinita. Afinal, o Doutor Estranho pode não ter mais a Joia do Tempo, mas Homem-Formiga e a Vespa introduzem uma maneira de atravessar o tempo.

15) Michael Douglas


Esse easter-egg é só para quem assistiu ao filme na versão dublada. Após Hank Pym (Michael Douglas) resgatar sua esposa, Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) do Reino Quântico, ele diz a seguinte frase na versão brasileira da produção: "Nunca mais eu vou dormir". A fala faz referência à faixa "Michael Douglas", produzida pelo DJ brasileiro João Brasil, que retrata os efeitos da droga MDMA, entre eles, o retardamento do sono. Ela também conhecida como MD, ou seja, pelas iniciais do ator de Hollywood.

Homem-Formiga e a Vespa está em cartaz nos cinemas.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade