0

Globo de Ouro 2019: Entenda por que Roma não foi indicado como melhor filme

O favorito da temporada?

6 dez 2018
17h33
atualizado às 17h51
  • separator
  • comentários

Por onde passa, Roma tem colecionado prêmios e indicações. Venceu o cobiçado Leão de Ouro no Festival de Veneza, foi escolhido como melhor filme do ano pela Associação de Críticos de Nova York, marcou presença no Satellite Awards, National Board of Review e American Film Institute. No Globo de Ouro, é claro, não poderia ser diferente.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Entretanto, uma particularidade chamou a atenção: apesar de ter sido nomeado nas categorias de filme estrangeiro, diretor e roteiro, ficou fora da lista de melhor filme. Por que?

Não se trata de uma esnobada da Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood, mas de um impedimento previsto no próprio regulamento da premiação. Nele está estipulado que nas categorias de melhor filme, tanto para drama quanto para comédia/musical, apenas aqueles feitos em língua inglesa podem concorrer. O que não é o caso de Roma, inteiramente falado em espanhol.

Conceitualmente, tal diferenciação tem por objetivo não misturar os indicados das categorias de melhor filme com os de filme estrangeiro. Vale lembrar que o mesmo não acontece no Oscar, onde Roma pode concorrer normalmente em ambas as categorias, já que foi selecionado pelo México como seu representante oficial.

Com estreia na Netflix agendada para o próximo dia 14, Roma recebeu nota máxima do AdoroCinema! A premiação do Globo de Ouro acontecerá em 6 de janeiro.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade