PUBLICIDADE

Fotógrafo Raymond Depardon, da agência Magnum, vai ganhar mostra com seus filmes 'humanistas' no Rio

Ao todo, 28 filmes serão exibidos a partir de janeiro, incluindo o mais recente 12 Dias, selecionado para o Festival de Cannes. Antes, porém, ele é tema de exposição fotográfica, já em cartaz no CCBB RJ.

4 nov 2017 - 07h23
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecido por eternizar o mundo e as grandes problemáticas do homem moderno em imagens, o fotógrafo, repórter e cineasta Raymond Depardon, atualmente um dos talentos da famosa agência Magnum, vai ganhar uma homenagem mais que especial no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio: de 3 a 28 de janeiro de 2018, na "Mostra Depardon Cinema", serão exibidos 28 de seus filmes humanistas gratuitamente.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Entre os selecionados, estão longas que trabalham diferentes universos reproduzidos na obra de Depardon. Da dimensão psiquiátrica, um dos assuntos preferidos do profissional, está o documentário 12 Dias, presente no Festival de Cannes 2017, e os clássicos São Clemente, de 1980, e Emergências, de 1989. A vida cotidiana da França, sua terra natal, estarão representadas com os mais recentes Jornal da França, de 2012, e Os Habitantes, de 2016.

Outros temas importantes abordados na filmografia do francês também estão em exibição, como o mundo camponês, com os três filmes da saga Perfis Camponeses (A Aproximação, O Cotidiano e A Vida Moderna), rodados entre 2000 e 2008. O sistema judiciário e político também serão retratados com Presos em Flagrante, de 1994, e 1974, Um Presidente em Campanha, de 2002.

Antes da mostra, os visitantes do centro cultural poderão conferir cerca de 170 imagens produzidas entre 1950 e 2013 por Depardon, divididas entre paisagens, autorretratos e personagens de países da Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. A exposição, intitulada "Un moment si soux", acontece de segunda a quarta-feira, de 9h às 21h, e também é totalmente gratuita.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser adquiridas no site www.culturabancodobrasil.com.br.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade