1 evento ao vivo

Cannes 2019: Netflix não participará de novo da mostra

Nada de 'O Irlandês' na Croisette

18 mar 2019
13h38
atualizado às 13h49
  • separator
  • comentários

Não foi dessa vez que a Netflix e o Festival de Cannes fizeram as pazes! Segundo informações do Variety, a plataforma não irá exibir nenhum filme no tradicional evento cinematográfico.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

A disputa vem crescendo nos últimos anos, após Okja e Os Meyerowitz causarem polêmica ao disputar a Palma de Ouro, em 2017. Para o ano seguinte, o festival decidiu mudar algumas regras, obrigando seus concorrentes a serem exibidos nos cinemas franceses. Só que uma lei local requer que qualquer longa só esteja nas plataformas digitais após 36 semanas do lançamento — algo inviável para o canal de streaming. Então, a Netflix decidiu retirar seus filmes da mostra, inclusive o elogiado Roma, de Alfonso Cuarón.

Atualmente, parece que as conversas entre Thierry Frémaux (diretor do festival) e Ted Sarandos (chefão da plataforma) estão mais amigáveis, porém ainda não foi encontrada nenhuma solução que permita o retorno da Netflix na competição. Muitos esperavam que O Irlandês, de Martin Scorsese, poderia fazer sua estrela em Cannes, mas o filme não estará pronto até lá.

Títulos bem aguardados do serviço de streaming, como The Laundromat (com Meryl Streep), The King (estrelado por Timothée Chalamet), Uncut Gems (dos irmãos Safdie) e o novo filme de Noah Baumbach, também foram cotados para a mostra. Porém, a Netflix só estará interessada em adquirir novos projetos exibidos na Croisette. Com um júri presidido por Alejandro González Iñárritu, o Festival de Cannes 2019 ocorre entre os dias 14 e 25 de maio.

Veja também:

 

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade