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Cine Ceará 2019: O brasileiro Greta, estrelado por Marco Nanini, vence o festival

Histórias de amor entre solitários em Fortaleza.

7 set 2019
08h10
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O 29º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema chegou ao fim com a cerimônia de encerramento na noite de 6 de setembro, quando foram anunciados os grandes vencedores da edição 2019. Os discursos foram marcados pelo tom político, pedindo a luta contra a censura, a união contra o desmonte da cultura e o fim das queimadas na Amazônia.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

O brasileiro Greta, sobre um enfermeiro solitário (Marco Nanini) apaixonado por um criminoso (Démick Lopes) que esconde em sua casa levou os prêmios principais: melhor filme, melhor diretor (Armando Praça) e melhor ator. O peruano Canção Sem Nome e o cubano A Viagem Extraordinária de Celeste Garcia também levaram importantes prêmios.

Na categoria de curtas-metragens, o belo Marie, de Léo Tabosa, dobrou a vitória recente no Festival de Gramado com o prêmio principal no Ceará. Confira os premiados:

Mostra competitiva de longas-metragens

Melhor Longa-metragem: Greta 
Melhor Direção: Armando Praça, por Greta 
Melhor Roteiro: Arturo Infante, por A Viagem Extraordinária de Celeste García 
Melhor Fotografia: Inti Briones, por Canção sem Nome 
Melhor Montagem: Joanna Montero, por A Viagem Extraordinária de Celeste García 
Melhor Som: Romain Huonnic, por Ressaca 
Melhor Trilha Sonora Original: Pauchi Sasaki, por Canção sem Nome 
Melhor Direção de Arte: Sérgio Silveira, por Notícias do Fim do Mundo 
Melhor Atriz: María Isabel Díaz, por A Viagem Extraordinária de Celeste García 
Melhor Ator: Marco Nanini, por Greta

Prêmios especiais
Prêmio da crítica (Júri Abraccine): Canção sem Nome, de Melina Léon
Prêmio Olhar Universitário: Canção sem Nome, de Melina Léon

Mostra competitiva brasileira de curtas-metragens

Melhor Curta-metragem: Marie, de Leo Tabosa
Melhor Direção: Giu Nishiyama e Pedro Nishi, por Livro e Meio
Melhor Roteiro: Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa, por O Grande Amor de um Lobo
Melhor Produção Cearense: Pop Ritual, de Mozart Freire

Prêmios especiais
Prêmio da crítica (Júri Abraccine): Livro e Meio, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi 
Prêmio Olhar Universitário: Pop Ritual, de Mozart Freire
Prêmio Canal Brasil: O Grande Amor de um Lobo, de Kennel Rógis e Adrianderson Barbosa
Troféu Samburá de melhor filme: Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur
Troféu Samburá de melhor diretor: Mirrah Iañez, por Rua Augusta, 1029
Prêmio Mistika: Marie, de Léo Tabosa
Prêmio CTAV - Centro Técnico Audiovisual: Pop Ritual, de Mozart Freire
Prêmio Link Digital: Pop Ritual, de Mozart Freire

Mostra Olhar do Ceará

Melhor Longa-mentragem: Currais, de David Aguiar e Sabina Colares
Melhor Curta-metragem: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão

Prêmios especiais
Prêmio Unifor de Cinema: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Prêmio Mistika: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Prêmio CTAV - Centro Técnico Audiovisual: Aqueles Dois, de Émerson Maranhão
Melhor filme Mostra Água Futuro: Olho d'Água, de Anália Alencar


A noite também trouxe uma homenagem ao ator Matheus Nachtergaele, que recebeu o troféu das mãos do amigo Luiz Fernando Guimarães, com quem atuou em O Que É Isso, Companheiro?. Em belo discurso, o astro de O Auto da Compadecida e Baixio das Bestas disse não reconhecer um Brasil preconceituoso, violento e paternalista, preferindo se identificar com as figuras populares que sempre interpretou.

A cerimônia se encerrou com a primeira exibição cearense da produção local Pacarrete, grande vencedora do último Festival de Gramado. A comédia dramática de Allan Deberton apresenta a personagem-título (Marcélia Cartaxo), uma antiga bailarina idosa que ainda se imagina como estrela, dentro de uma cidadezinha que não lhe dá importância. Ela seria a nossa Glória Swanson nordestina, vivendo em sua própria ilusão de estrelato.


O filme impressiona pela narrativa simples, confrontando realidade e ficção, orgulho e autoengano. Pacarrete é uma personagem hilária e triste ao mesmo tempo, como atesta a magnífica conclusão, quando a história abraça por completo o mundo interno deste Cisne Negro. Seria fácil ridicularizá-la, mas o diretor, a atriz e a equipe demonstram uma compaixão comovente por esta rica personagem.

Leia a nossa crítica.

AdoroCinema
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