3 eventos ao vivo

Cine Ceará 2018: Dois ótimos filmes peruanos trazem diversidade ao festival

Rosa Chumbe e Sob a Influência foram apresentados em mostra paralela, dedicada ao cinema contemporâneo do Peru.

10 ago 2018
16h33
  • separator
  • comentários

A cada ano, o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema presta homenagem a algum país, exibindo filmes contemporâneos que não entraram em circuito comercial.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Na 28º edição, o país escolhido é o Peru. Curiosamente, o evento preferiu reservar a mostra para a semana anterior à competição oficial do Cine Ceará, de modo que a imprensa do Brasil inteiro não teve acesso aos filmes selecionados. Seria importante que estes filmes tivessem o mesmo destaque da disputa por prêmios: assim como nos grandes festivais, é comum que várias seções paralelas sejam exibidas simultaneamente, cabendo aos jornalistas fazerem a sua curadoria.



Mesmo assim, a organização gentilmente reexibiu dois títulos selecionados aos críticos: Rosa Chumbe, de Jonatan Relayze, e Sob a Influência, de Karina Cáceres. Os jornalistas presentes puderam assistir a duas obras de alto nível, que trazem uma importante diversidade ao festival como um todo.

Rosa Chumbe, em particular, chocou a imprensa com a história brutal de uma mulher policial, que leva uma vida opressora em Lima. Enquanto lida com a solidão e com os conflitos constantes com a filha, ela decide tomar conta do netinho recém-nascido, até enfrentar uma tragédia. O diretor estreante constrói imagens excelentes, realistas e muito críticas da atual configuração da sociedade. Se estivesse na mostra competitiva da 28ª edição, este seria um dos mais fortes candidatos a prêmios.

Leia a nossa crítica.



Sob a Influência apresentou um tipo de cinema incomum em festivais do gênero, no caso, uma obra conceitual e experimental, do tipo que costuma ser exibida em galerias e museus. A obra efetua uma associação livre entre diversas imagens caseiras, de modo a busca uma conexão poética entre elas. O resultado é um projeto cerebral, muito bem costurado, que chama a atenção para o poder de ressignificação de uma imagem.

Leia a nossa crítica.


Leia as nossas críticas do 28º Cine Ceará:
Amália, a Secretária
Anjos de Ipanema
O Barco
Cabras de Merda
Che, Memórias de um Ano Secreto
Diamantino
Eduardo Galeano Vagamundo
Petra
Rosa Chumbe
Senhorita Maria, a Saia da Montanha
Sob a Influência
Sol Alegria

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade