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Christopher Nolan afirma que Netflix é uma moda passageira

Diretor está prestes a lançar o aguardado Dunkirk.

13 jul 2017 - 11h34
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O cineasta Christopher Nolan é um purista. Ferrenho defensor da filmagem em película, ele é um dos poucos diretores no mundo que ainda não se rendeu ao formato digital, e parece que ele também não é muito fã das novas plataformas de exibição. Segundo o realizador - que está prestes a lançar Dunkirk, longa descrito pelas primeiras reações da crítica como um grande espetáculo cinematográfico -, a Netflix não é nada mais, nada menos que uma moda passageira.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Em entrevista ao jornal El Mundo, Nolan declarou que assistir seu drama de guerra na televisão ou na Netflix seria uma espécie de heresia: "A televisão existe desde os anos 50 e a Netflix é televisão. Quem se importa com a Netflix? Não faz diferença para ninguém, não é nada mais que uma moda, uma tempestade em copo d´água. Qual é a definição de um filme? O que é um filme? Algo que dura duas horas? É um gênero específico? Não. O que sempre definiu um filme foi o fato de ser exibido nos cinemas. Nem mais, nem menos. O fato de a Netflix fazer filmes para televisão que competem no Oscar ou no Festival de Cannes significa apenas que o cinema está sendo utilizando como ferramenta promocional [...] Agora, se eu fosse o diretor de um festival, não aceitaria os filmes da Netflix porque eles não são filmes".

A tela do pintor Charles Cundall retrata a operação resgate em Dunkirk, história real que serve como base para o filme de Nolan.

Para o cineasta, que já causou polêmica ao declarar que aqueles que não gostaram de Interestelar, não entenderam o filme, a sala de cinema - preferencialmente equipada com um projetor de película -, é a única e exclusiva forma de se ver um filme: "Meus filmes favoritos são aqueles que são filmes e nada mais [...] são puramente cinematográficos. Não poderiam ser séries de televisão e não poderiam ser contados através do rádio. Quando um filme é visto na televisão, já é outra coisa. A experiência é completamente distinta [...] Como cineasta meu único objetivo e compromisso é criar experiências que só podem ser vividas na sala de cinema".

Sempre que uma nova tecnologia ou inovação chega ao mercado, seja ele cinematográfico ou não, é certo que a novidade causará rachas. É impossível alcançar um meio-termo e a declaração de Nolan reafirma a controvérsia ocorrida em Cannes, quando a inclusão de duas produções da Netflix (Okja e The Meyerowitz Stories) fizeram com que a direção do Festival mudasse suas regras. A partir do ano que vem, a mostra francesa aceitará apenas filmes que sejam lançados nas salas de cinema. Logo, se a Netflix quiser que um de seus filmes entre na Competição, terá que lançá-lo no circuito exibidor, contrariando sua política de distribuição exclusiva para o streaming.

Por outro lado, os serviços de streaming têm financiado e distribuído projetos quase engavetados de cineastas renomados. The Irishman, que acaba de contratar Joe Pesci, permaneceu em estágio de desenvolvimento durante muitos anos e sairá do papel por iniciativa da Netflix - no entanto, o acordo não impediu que o diretor Martin Scorsese também criticasse a experiência de ver filmes em casa. Vale lembrar que a companhia também é a responsável pela restauração do filme "perdido" de Orson Welles, The Other Side of the Wind.

E você, o que acha da opinião de Nolan? Concorda com o diretor ou não? Ele foi enfático demais ou apenas falou o que pensa? Bem, seja qual for sua resposta, é muito difícil não reconhecer que, atualmente, a obra do cineasta é praticamente incontornável. Afinal, não é todo diretor que entrega filmes como Amnésia, O Cavaleiro das Trevas e A Origem em uma só carreira.

Em Dunkirk, Nolan explora o resgate dos soldados britânicos presos na praia homônima, durante a Segunda Guerra Mundial. Coestrelado por Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh e Harry Styles, o suspense chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de julho.

AdoroCinema
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