2 eventos ao vivo

Big Little Lies: HBO nega censura criativa contra diretora durante a 2ª temporada

Sem qualquer aviso, a emissora teria tirado a direção criativa das mãos de Andrea Arnold para entregá-la a Jean-Marc Vallée, que comandou a primeira temporada.

15 jul 2019
15h12
  • separator
  • 0
  • comentários

Se Big Little Lies foi aclamada por sua representatividade feminina, a situação pode não ser a mesma atrás das câmeras. Uma reportagem especial do Indiewire revela um conflito nos bastidores da série, onde a visão criativa da diretora Andrea Arnold teria sido ignorada pela HBO, que chamou Jean-Marc Vallée (diretor da primeira temporada) para finalizar os episódios.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Aparentemente, o plano do showrunner David E. Kelley sempre foi unificar os estilos das diferentes temporadas, mas nada disso foi anunciado para Arnold, que teve total liberdade criativa no set, a ponto de convocar sua própria equipe de produção. Curiosamente um dos primeiros a rejeitar publicamente a renovação de Big Little Lies, Vallée estava ocupado com a produção de Sharp Objects na época, o que culminou na contratação da outra diretora.

Apesar das estrelas e produtoras executivas Reese Witherspoon e Nicole Kidman terem aprovado a parceria com a cineasta de Docinho da América, a HBO teria entregue a direção criativa do drama para Vallée, que editou os capítulos em seu estilo e ainda encomendou mais 17 dias de refilmagens. Por conta das regras da associação de diretores, a presença de Arnold foi obrigatória nas novas gravações, mas quem comandou a situação foi o Jean-Marc, ainda com cargo de produtor executivo na segunda temporada.


Elenco reunido na festa de lançamento da segunda temporada.

Diante da repercussão que tal reportagem teve nas mídias sociais e dentre a imprensa, a HBO negou tudo, através de uma declaração oficial: "Não existiria uma segunda temporada de Big Little Lies sem Andrea Arnold. Nós da HBO e os produtores estamos incrivelmente orgulhosos de seu trabalho. Como qualquer outro projeto de televisão, os produtores executivos trabalham de forma colaborativa na série e acreditamos que o produto final fala por si mesmo."

Mesmo que as performances de Witherspoon, Kidman, Laura Dern, Shailene Woodley, Zoë Kravitz e Meryl Streep sejam muito elogiadas, boa parte da crítica especializada aponta problemas com a edição da segunda temporada, demonstrando, realmente, uma transformação de estilo entre os episódios. Sem falar que, além do presidente da HBO não acreditar numa possível 3ª temporada, é importante perceber como Andrea Arnold não participou de entrevistas promocionais de Big Little Lies desde seu retorno às telinhas. Caso seja real, quão irônico (ou melhor, triste) seria ver a voz de uma mulher sendo censurada, numa série onde seu grande trunfo é, justamente, colocar seis complexas personagens femininas no centro da narrativa?

O último episódio da segunda temporada de Big Little Lies será exibido no próximo domingo, 21 de julho, às 22 horas pela HBO. Confira nossa crítica do penúltimo episódio.

AdoroCinema
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade