0

Animage 2018: Começa o festival de animação que leva produções premiadas do Brasil e do mundo para Recife

A programação conta com filmes como Yellow Submarine, Tito e os Pássaros e Guaxuma. Festival pernambucano acontece entre os dias 12 e 21 de outubro.

12 out 2018
10h02
  • separator
  • comentários

Com clássicos e novidades do Brasil e do mundo, começa nesta sexta-feira (12) em Recife a edição deste ano do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Criado para celebrar grandes destaques do cinema de animação, o evento terá nesta 9ª edição uma mostra focada em "filmes autorais, independentes, experimentais, ousados, engajados politicamente e inovadores", de acordo com a organização.

Foto: Europa Filmes / AdoroCinema

Entre os destaques da programação estão Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. O filme oferece um comentário sobre a cultura do medo e traz traços marcantes ao narrar uma história sobre um menino em busca da cura de uma doença que se alastra com sustos."Um filme original, divertido e muito bonito, que cumpre o objetivo de ser um deleite visual e ao mesmo tempo fazer pensar", diz a crítica do AdoroCinema. O longa-metragem foi exibido no Festival de Annecy.


Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto.

Alguns dos longas-metragens inéditos no Brasil estão Ville Neuve, de Félix Dufour-laperrière (Canadá), realizado com técnicas artesanais de desenho, e The Man-Woman Case, de Anaïs Caura (França), sobre a história real de um homem trans.

Ao todo, 200 produções serão exibidas, com destaque para o número recorde de longas-metragens, oito. Pode parecer pouco, a marca credencia o Animage como o festival de animação com o maior número de filmes com narrativas mais extensas do Brasil.

O filme de aberutra, no tradicional Cine São Luiz, é A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra, inspirado na obra "Piratas do Tietê", da cartunista Laerte Coutinho. Na mesma sessão, será exibido o curta Guaxuma, da pernambucana Nara Normande. O trabalho foi exibido em Annecy e venceu o Kikito de melhor curta-metragem no Festival de Gramado deste ano.

Além das sessões no Cine São Luiz, as mostras do Animage vão se espalhar por locais de exibição como a CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundação - Derby, Praça da Várzea (Pinto Damaso), Parque Santos Dumont, Parque da Macaxeira. Além dos locais em Recife, haverá sessões em outras cidades pernambucanas como Triunfo, Caruaru e Belo Jardim.

Confira a programação completa do Animage 2018 no site do festival.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade