PUBLICIDADE
Valdercir Viana, conhecido como Dente Artes, é o responsável pela pintura grafitte do Galo da Madrugada 2024  Foto: Julianna Valença/Terra

Da arte marginalizada ao Galo da Madrugada: conheça o pintor responsável pela escultura gigante

Valdercir Viana, conhecido como Dente, vive há 27 anos do grafite. Há dois anos dedica seu dom à pintura do símbolo da folia pernambucana

Imagem: Julianna Valença/Terra
  •  Julianna Valença, de Pernambuco Julianna Valença, de Pernambuco
Compartilhar
17 fev 2024 - 05h00
(atualizado em 21/2/2024 às 12h53)

 "Ei, pessoal, vem, moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada". É impossível passar os dias de folia no Recife sem cantarolar os famosos versos de Alceu Valença. A escultura de 28 metros do Galo da Madrugada é outro clichê que representa um dos maiores blocos carnavalescos do mundo, e foi justamente o gigante que transformou a carreira do artista Valdercir Viana, mais conhecido como Dente, responsável por dar vida ao símbolo da folia pernambucana.

As tintas coloridas estão presentes na vida dele desde que se entende por gente. Mas, há 27 anos, o artista de 40 anos vive da pintura grafite de forma profissional. Grafiteiro da escultura desde 2023, ele define o Galo da Madrugada como seu trabalho 'mais emocionante'.

Esta é a quarta matéria da série de reportagem 'Invisíveis no Carnaval', que conta a história de profissionais desconhecidos, mas essenciais para a folia em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, no Recife e em Olinda.

Já pintei de tudo nessa vida, tudo o que você puder imaginar, mas uma estrutura dessa e com uma representatividade tão forte em nossa cultura me emociona demais. O Galo é como um porta-bandeira do carnaval. Ver ele em pé, lá na avenida, é uma coisa surreal. Como se diz o ditado: é de arrepiar, entendeu? - Valdercir Viana, o Dente

Galo da Madrugada 2024

O Dente participa da pintura do Galo desde o carnaval de 2023.
O Dente participa da pintura do Galo desde o carnaval de 2023.
Foto: Julianna Valença/Terra

Os trabalhos de pintura do Galo começaram pouco mais de um mês antes do carnaval. Dente ficou responsável pela pintura da cabeça do 'Gigante da Paz', que este ano contou com uma crista branca, em homenagem aos idosos, além dos pés e outros detalhes em pintura ao longo da escultura.

Segundo o artista, a parte mais trabalhosa foi a cabeça, que demandou mais atenção. "Eu comecei a contar a quantidade de galões de tinta e latas de spray que usamos, mas perdi a conta, foi muita coisa. É muito detalhe e a escultura é enorme."

O trabalho de Dente é somado ao de outros artistas e artesãos que compõem o grupo liderado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega. O projeto é focado em sustentabilidade e reaproveitamento de materiais de descarte, além de agregar e valorizar trabalhos manuais de artistas pernambucanos, como o próprio Dente. 

Arte como libertação

O encontro do Dente com a arte de rua aconteceu nas vielas do Morro da Conceição, comunidade da Zona Norte do Recife, onde o rapaz nasceu e mora até hoje. As primeiras experiências aconteceram ainda na infância, com o pixe. No entanto, a necessidade de transmitir uma 'arte mais positiva' o fez migrar para o grafite, se encontrando como artista. 

Atualmente, o recifense tenta retribuir para os jovens da sua comunidade o que aprendeu com a pintura, por meio de oficinas de arte urbana. 

Eu tento ser exemplo para minha comunidade. Para os meninos, a arte é um instrumento de libertação das coisas ruins que você encontra na rua. Você vê isso em todo movimento artístico além do grafite, como também na música e na dança. A arte tem um propósito na formação dos meninos. Eu sou um exemplo vivo disso - Dente

Segundo o artista, todos da família tem algum tipo de envolvimento com a arte, mas ele é o mais empenhado e dedica a maior parte das horas aos projetos de clientes. "Às vezes, esqueço até de comer", lembrou, sorrindo. "Pago as minhas contas e criei meus filhos com a arte. Faço tudo com prazer. Hoje, sou avô e tento passar tudo isso para eles, quero deixar o meu legado", ressalta com orgulho.

A pintura do Galo da Madrugada faz parte do projeto Arte Plenna Multicultural, coordenado por Leopoldo Nóbrega, e tem como objetivo dar visibilidade e qualificar os artesões. A iniciativa vai completar 40 anos em 2025. 

Fonte: Redação Terra
PUBLICIDADE