Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bob Dylan aceita doutorado honorário de Berklee, uma das maiores faculdades de música do mundo

"Que grata surpresa", disse Dylan em comunicado. "Quem sabe que rumo minha carreira teria tomado se eu tivesse tido a sorte de aprender com alguns dos grandes músicos que lecionaram em Berklee?"

4 nov 2025 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

Bob Dylan aceitou o título de Doutor Honoris Causa — reconhecimento oferecido mesmo sem diploma — em Música pela Berklee College of Music, uma das faculdades de música mais conceituadas do planeta, localizada em Boston, nos Estados Unidos. É a primeira vez que o artista recebe tal honraria de uma instituição americana de ensino superior desde 1970.

Bob Dylan
Bob Dylan
Foto: Gary Miller/Getty Images / Rolling Stone Brasil

"Obrigado, Berklee College of Music, por me conceder esta prestigiosa honraria. Que grata surpresa", disse Dylan em um comunicado. "Quem sabe que rumo minha carreira teria tomado se eu tivesse tido a sorte de aprender com alguns dos grandes músicos que lecionaram em Berklee? É algo para se pensar."

A faculdade afirma que está reconhecendo a "influência extraordinária de Dylan na música moderna" e seu "compromisso de uma vida inteira com a exploração criativa". "Este é um momento incrível para esta instituição", disse o presidente da Berklee, Jim Lucchese. "A música de Bob Dylan moldou a forma como o mundo se ouve. Ele é um artista que nunca parou de evoluir, que continua buscando a verdade através do som e da linguagem. Esse é o espírito que tentamos cultivar aqui todos os dias. Homenageá-lo é como reafirmar o impulso criativo que construiu este lugar."

O diretor artístico do Programa de Música de Raízes Americanas da Berklee, Matt Glaser, acrescenta:

"Bob Dylan passou a vida aprendendo, absorvendo e transformando todas as tradições da música americana, e a Berklee se esforça para ensinar toda a música que Dylan ama. Sua profunda imersão no blues afro-americano se assemelha muito ao currículo da Berklee, que está enraizado nas variantes distintamente americanas da música da diáspora africana."

O texto continua:

"Como qualquer pessoa que tenha lido seus livros ou ouvido seus mais de cem programas de rádio pode atestar, Dylan também é um grande professor e aluno. Ele nos mostra como continuar aprendendo sobre música e artes ao longo de nossas vidas e como abraçar tudo isso como uma coisa só. Adoro a anedota que o próprio Dylan conta: certa vez, ele abordou Thelonious Monk no Five Spot, em Greenwich Village, se apresentou e disse: 'Eu toco música folk [algo como 'música popular' na tradução literal] aqui perto'. Monk respondeu: 'Todos nós tocamos música folk'."

A trajetória acadêmica de Bob Dylan

Bob Dylan abandonou a Universidade de Minnesota em 1959, depois de passar apenas um semestre no campus, onde mal frequentou as aulas. Ele aceitou um título honorário da Universidade de St. Andrews, na Escócia, em 2004, mas não recebeu um de uma instituição de ensino americana desde que Princeton lhe concedeu um em 1970.

Na ocasião de 1970, Dylan compareceu à cerimônia pessoalmente ao lado de David Crosby, o que inspirou sua canção "Day of the Locusts", do álbum New Morning, de 1970. Curiosamente, o evento ocorreu enquanto gafanhotos infestavam o campus.

https://www.youtube.com/watch?v=H80Tusy6SCU

Dylan escreveu na letra da canção:

"Oh, os bancos estavam manchados de lágrimas e suor / Os passarinhos voavam de árvore em árvore / Não havia muito o que dizer, não havia conversa / Enquanto eu subia ao palco para receber meu diploma / E os gafanhotos cantavam ao longe / Sim, os gafanhotos cantavam uma melodia tão doce / Oh, os gafanhotos cantavam ao longe / Sim, os gafanhotos cantavam e estavam cantando para mim."

Em seu livro de memórias de 2004, Chronicles, Dylan relembrou aquele dia. "Fiquei feliz por receber o diploma", escreveu ele. "A própria aparência, o toque e o aroma transmitiam respeitabilidade e tinham algo do espírito do universo. Depois de sussurrar e murmurar durante a cerimônia, recebi o pergaminho. Voltamos para o grande Buick [carro] e fomos embora."

Homenagem de 2025

Desta vez, não há planos para que Dylan compareça a nenhum evento comemorativo do título honorário concedido por Berklee. Mas a escola está organizando um concerto-tributo na noite de quarta-feira, 5, intitulado Watching the River Flow: A Roots Salute to Bob Dylan.

O evento contará com a participação de alunos, professores, ex-alunos e artistas convidados, que apresentarão clássicos de Dylan como "Blowin' in the Wind", "The Times They Are A-Changin'" e "Chimes of Freedom". A ocasião culminará em uma interpretação única de "It's Alright, Ma (I'm Only Bleeding)", onde um grupo seleto de estudantes se revezará cantando cada uma das 20 estrofes.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade