Diversão XXV Bienal de São Paulo Notícias
Capa
Notícias
Participantes
Agenda
Serviços
Imagens
Site Oficial
Sites relacionados

Diversão

Notícias

Bienal promove sarau cultural neste sábado

Quarta, 22 de maio de 2002, 13h12



A Ação Educativa da 25ª Bienal de São Paulo promove, neste sábado, das 15h às 17h30, o sarau cultural Leituras da Bienal, no auditório do MAC, Parque do Ibirapuera.

A intenção do evento é refletir sobre obras expostas por meio de leituras de pesquisadores, e as inscrições estão abertas a educadores, artistas e público geral.

Primeira Leitura
A meta-arte na 25ª Bienal de São Paulo: uma exploração conceitual
Prof. Artur Matuck
Palestra ilustrada propondo uma leitura da 25ª Bienal a partir da perspectiva da meta-arte. Um conceito-chave das linguagens artísticas contemporâneas, a meta-arte constitui-se numa série de diretrizes que orientam, pré-determinam, delimitam a realização de uma obra. Um projeto de meta-arte pode, portanto, ser entendido como uma partitura mediática, que direciona as interfaces operacionais entre o criador, seus processos escriturais, seus instrumentos criativos e eventuais colaboradores.
Artur Matuck - Artista mediático, escritor, doutor em Artes, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Segunda Leitura
A Estética do Significante: A palavra como signo na 25ª Bienal de São Paulo
Profa. Jane de Almeida
A imagem é a matéria privilegiada das obras de artes plásticas, porém há obras que se beneficiam do verbo em suas composições. A palestra propõe uma leitura de obras da Bienal que se utilizam da palavra escrita. A partir das teorias de Jacques Lacan, será feita uma reflexão sobre o potencial do significante na criação de propostas estéticas.
Profa. Dra. Jane de Almeida - Doutora em Comunicação e Semiótica, professora da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie e do curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC/SP.

Terceira leitura
Vídeo-documentário sobre a 25ª Bienal de São Paulo realizado pelos artistas Artur Matuck e Otávio Donasci
Apresentação e mediação,
Prof. Cícero Inácio da Silva - Prof. do curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC/SP.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0xx11) 5082-1264 ou 5574-5922, nos ramais 271 ou 233, e são sujeitas à disponibilidade de ingressos.

Redação Terra

Mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade