Diversão XXV Bienal de São Paulo Notícias
Capa
Notícias
Participantes
Agenda
Serviços
Imagens
Site Oficial
Sites relacionados

Diversão

Notícias

Mostra faz estudantes pensarem sobre arte contemporânea

Segunda, 13 de maio de 2002, 19h40



Os descrentes da arte contemporânea podem até discordar, mas a 25ª Bienal de Artes de São Paulo vai bem, obrigada. Pelo menos é o que dizem os números: a exposição recebe cerca de oito mil estudantes por dia em visitas monitoradas e grupos escolares.

Independente das críticas que essa edição vem recebendo desde sua abertura, no dia 24 de março, alunos do ensino médio - um pouco mais alheios ao jogo político do meio artístico -, encontram um bom espaço para reflexão nos oito quilômetros do Pavilhão Ciccilio Matarazzo.

Apesar da verba curta para o pessoal da Ação Educativa da mostra, 94 monitores/educadores se viram para atender três mil e quinhentos alunos por dia, em visitas que duram cerca de 1h30. Outros cinco mil estudantes assistem a um vídeo de 20 minutos e depois circulam à vontade com o professor pela exposição.

ARTE REFLEXIVA
Para Rafael Barba Alves dos Santos, 15 anos, a visita ao pavilhão, na última quarta-feira, foi cheia de surpresas. "Pensei que fosse um cubo pequeno e que desse para ver por cima", comentou Rafael, que pesquisou em jornais e na Internet sobre a obra do venezuelano Carlos Cruz-Diez. "Imagina, eu nem sabia que podia entrar na obra".

Rafael e seus colegas da Escola Técnica Getúlio Vargas, de São Paulo, tiveram cerca de seis aulas, entre seminários e pesquisas, sobre as obras da 25ª Bienal. Chegaram curiosos para ver as instalações que haviam lido e discutido em sala de aula, como os trabalhos de Diez e dos brasileiros José Rufino e Nelson Leiner.

Para Sandra Gabriela de Matos, "a arte aqui é mais reflexiva e não como os quadros do Monet, por exemplo, que são mais contemplativos".

Colega de Rafael, a menina de 15 anos diz que o gosta mesmo é de arte acadêmica. "Quando mais acadêmico melhor, mas adorei a Bienal porque consegui encaixar perfeitamente as idéias dos artistas no meu cotidiano, na minha vida".

ESTRANHAMENTO COMO DESAFIO
Pela primeira vez em cinquenta anos, a Bienal de São Paulo resolveu deixar de lado os famosos núcleos históricos - responsáveis por trazer ao Brasil obras de Picasso, Munch, Bacon, entre outros - e apostou no que era o cerne da mostra: arte contemporânea. A temática deste ano para os artistas participantes foi a metrópole.

Para Miriam Celeste, uma das coordenadoras da Ação Educativa, o estranhamento com a contemporaneidade das obras é o grande desafio, já que antes as monitorias ficavam muito centradas nas obras clássicas.

Se a visita guiada ajuda na compreensão de tanta novidade, a não-compreensão das obras não deve, porém, assustar os visitantes. Como lembra Agnaldo Farias, curador da representação brasileira da Bienal, "às vezes, o não entender é interessante, porque a dúvida é motor do conhecimento".

"O trabalho do artista não se esgota no que o artista ou o monitor pode falar sobre ele ou na pretensa explicação que uma pessoa dá", filosofa.

Reuters

Mais notícias
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade