Centenas de jovens já se aglomeram nas proximidades do Maracanã onde, às 20h desta quinta-feira, o grupo Backstreet Boys fará sua primeira apresentação no Brasil. Algumas ruas em volta do estádio já foram interditadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e o esquema de segurança da Polícia Militar entra em operação às 12h.
"Peço que as pessoas usem o transporte de massa, trem, metrô e ônibus, evitando o automóvel para vir ao show", pediu o presidente da CET-Rio, Justino Lopes. Ele disse que a repressão ao estacionamento irregular vai ser intensa, com caminhões rebocando os carros que estiverem parados em locais proibidos.
Haverá 2,5 mil vagas regulares nas imediações do Maracanã a partir das 12h de quinta-feira no sistema de estacionamento Rio Rotativo, a um custo de R$ 2 o período.
O estacionamento interno do Maracanã estará aberto a partir das 12h e custará R$ 5.
Sobre a segurança, a Polícia Militar disse que vai destacar 1.200 policiais para o evento, sendo que 500 ficarão na parte interna do estádio e os outros 700 vão se instalar nas vias de acesso nas imediações.
"As medidas de segurança são preventivas, até porque não acreditamos em nenhuma violência", disse Francisco de Carvalho, presidente da Suderj (Superintendência de Desenvolvimento do Esporte do Rio de Janeiro), que administra o estádio do Maracanã. "A gente já está com esse público há mais de 10 dias e o comportamento dele tem sido muito bom".
Ele acrescentou que 200 funcionários da Suderj foram destacados para trabalhar durante o evento e outros 100 seguranças foram contratados.
O estádio terá postos da Delegacia de Proteção ao Adolescente, Delegacia de Atendimento ao Turista e do Esquadrão antibombas da Polícia Civil.