PUBLICIDADE

Restauração de quadro de Rembrandt será transmitida ao vivo

Processo de reparação da pintura "A Ronda Noturna" poderá ser acompanhado em tempo real in loco e via internet

16 out 2018 - 16h12
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rijksmuseum, museu nacional da Holanda, localizado em Amsterdã, planeja realizar uma grande restauração da célebre pintura de Rembrandt A Ronda Noturna. O projeto sem precedentes deve permitir que aficionados por obras de arte acompanhem ao vivo todo o processo de restauração, anunciou o diretor do museu, Taco Dibbits, nesta terça-feira (16/10).

"A Ronda Noturna" é um dos quadros mais famosos do mundo e considerado a obra mais ambiciosa de Rembrandt
"A Ronda Noturna" é um dos quadros mais famosos do mundo e considerado a obra mais ambiciosa de Rembrandt
Foto: DW / Deutsche Welle

O projeto de restauração começará em julho de 2019, e o trabalho no quadro de Rembrandt será realizado numa câmara de vidro, permitindo que visitantes do museus acompanhem o processo, e também será transmitido via internet em tempo real. Procedimentos de restauração de obras-primas costumam ser mantidos em segredo.

"A Ronda Noturna de Rembrandt é um dos quadros mais famosos do mundo e precisamos preservá-lo para as gerações futuras", disse Dibits. "A cada ano, mais de dois milhões de pessoas visitam o museu para ver a pintura. Trata-se de um quadro que todo mundo ama, e nós achamos que o mundo tem o direito de ver o que fazemos com ele."

A Ronda Noturna, de 1642, é a pintura mais valiosa da Holanda e é considerada a mais ambiciosa do renomado pintor holandês Rembrandt van Rijn. O quadro retrata membros da guarda cívica de Amsterdã e é a única pintura de Rembrandt de um grupo de milícia.

Antes do início da restauração, o museu realizará vários exames usando a mais recente tecnologia para determinar o melhor método para o processo. Os trabalhos devem custar vários milhões de euros.

A Ronda Noturna foi restaurada pela última vez há pouco mais de 40 anos, depois que em 1975 um homem com distúrbios mentais danificou a pintura com uma faca. O quadro apresenta uma descoloração particularmente em torno dos locais de penetração da faca, especialmente onde um cão está retratado.

A obra foi encomendada pelo capitão da guarda cívica, Frans Bannick Cocq. A pintura mostra Cocq e os membros da guarda antes de partirem para a ronda noturna. De acordo com Dibbits, trata-se da primeira pintura deste tipo, que mostra um grupo de pessoas em movimento e não em poses estáticas.

Veja também:

Relógio astronômico será retirado de Praga para reforma:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade