PUBLICIDADE

Quadro de Picasso é arrematado por R$ 139 milhões

"Femme assise, robe bleue" é um dos retratos mais conhecidos do mestre espanhol e foi confiscado pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial

16 mai 2017 - 06h30
(atualizado às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos retratos mais conhecidos feitos pelo pintor Pablo Picasso, Femme assise, robe bleue (Mulher sentada de vestido azul), foi arrematado por 45 milhões de dólares (R$ 139 milhões) num leilão em Nova York nessa segunda-feira, segundo a casa leiloeira Christie's.

O quadro 'Femme assise, robe bleue', de Pablo Picasso
O quadro 'Femme assise, robe bleue', de Pablo Picasso
Foto: Divulgação/Christie´s

A pintura cubista, de 1939, mostra a amante de Picasso, Dora Maar, uma fotógrafa e artista que é considerada uma das principais musas do pintor. O quadro foi pintado no dia do aniversário de 58 anos do mestre espanhol. Maar tinha 31 anos.

Maar, cujo verdadeiro nome era Henriette Theodora Markovitch, foi amante de Picasso de 1936 a 1944 e a principal modelo de muitos de seus retratos do fim dos anos 1930 e início dos 1940.

A pintura era de propriedade do marchand Paul Rosenberg, que representava Picasso, e foi confiscada pelos nazistas na França ocupada, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. A obra estava sendo levada de trem de Paris para a Morávia quando foi resgatada pela Resistência francesa.

Museu expõe obras apreendidas na operação Lava Jato:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade