PUBLICIDADE

Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro no Festival de Veneza

Cineasta espanhol foi homenageado por sua carreira

29 ago 2019 - 16h56
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar recebeu nesta quinta-feira (29) o Leão de Ouro em homenagem à sua carreira durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá até 7 de setembro. A honraria foi entregue em cerimônia no teatro Sala Grande do festival, onde o renomado diretor fez sua estreia internacional em 1983. "Era um jovem realizador e, para mim, o mero fato de participar em um festival internacional era um milagre", declarou ao recordar sua primeira participação. O espanhol, de 69 anos, ainda agradeceu a homenagem e considerou o Leão de Ouro "uma compensação, mas também um ato de justiça política".

Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro no Festival de Veneza
Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro no Festival de Veneza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Para o ministro do Patrimônio Cultural da Itália, Alberto Bonisoli, que estava presente no evento, disse que a honraria concedida ao "mestre" "é um reconhecimento merecido por ser um diretor que foi capaz de interpretar as mudanças de nossa era e dizer sobre elas com um ponto de vista original".

    A decisão de premiar Almodóvar foi revelada em junho deste ano pelo Conselho de Direção da Bienal de Veneza, que é presidido por Paolo Baratta, após pedido do diretor artístico Alberto Barbera. De acordo com Barbera, "Almodóvar não é apenas o maior e mais influente realizador espanhol desde [Luis] Buñuel, mas um cineasta que oferece retratos multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista." Na ocasião, o diretor do Festival de Veneza destacou que o cineasta é referência, "acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e tocante". Entre os principais sucessos do espanhol estão: "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Maus Hábitos"(1983), filme com que fez sua estreia internacional no festival. Durante o Festival de Veneza, a atriz britânica Julie Andrews, famosa por interpretar Mary Poppins (1964) e a Noviça Rebelde (1965), também receberá o Leão de Ouro honorário. Além disso, o cineasta Costa-Gravas e a atriz francesa Isabelle Huppert também serão homenageados.

    Neste ano, a 76ª edição do evento cinematográfico conta com a presença de diversas personalidades e estrelas de Hollywood.

    Hoje cedo, a atriz italiana Monica Bellucci desembarcou na ilha de Lido para a reedição de "Irreversível", um filme de 2002 de Gaspar Noé, que será exibido agora em sua versão completa. Na produção, a artista atua com seu ex-marido, o francês Vincent Cassel.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade