PUBLICIDADE

Mostra virtual sobre praças italianas na pandemia começa amanhã

Exposição quer evidenciar importância social e cultura de locais

12 jul 2021 13h47
| atualizado às 13h56
ver comentários
Publicidade

O Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Casa Fiat de Cultura, com apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP), inauguram nesta terça-feira (13) a exposição virtual "As Praças [In]visíveis".

O evento, que segue até o dia 12 de setembro, apresentará 22 praças italianas, em 21 fotos e 23 textos. O material poderá ser acessado no site da Casa Fiat de Cultura, por meio do hotsite criado especialmente para a mostra. Além dos registros autorais, a página conta com podcasts sobre as praças e um catálogo para download.

A ideia da mostra é trazer uma reflexão sobre a importância social, cultural e arquitetônica desses espaços de convívio que, assim como tantos outros setores, foram radicalmente atingidos durante os períodos de isolamento da pandemia de Covid-19.

"Com a perda de sua função principal, as esplêndidas praças italianas, imortalizadas nesta exposição, nos convidam a fazer uma sugestiva viagem virtual em sua beleza, estimulando reflexões sobre esse momento único, por meio de histórias delicadas e íntimas", destaca o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, ressaltando o caráter de centro de vivência política, econômica e social desses espaços para as cidades italianas.

Já o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, destaca que a exposição virtual "pretende mudar nosso olhar rotineiro em relação a esses espaços públicos, para observarmos o que está por trás deles".

"Quando o foco de nossas lentes está nas estruturas arquitetônicas, podemos perceber que, na verdade, vivemos em um verdadeiro museu a céu aberto, acessível a todos, e que precisamos vivenciar essa arte", ressalta ainda Silveira.

A exposição tem a curadoria do fotógrafo e editor italiano Marco Delogu e apresenta praças em Roma, Veneza, Florença, Turim, Anghiari, Catânia, Todi, L'Aquila, Nuoro, Lugo, Carpi, Trieste, Prato, La Spezia, Nápoles, Bari e Milão.

Serviço -

Exposição virtual - As Praças [In]visíveis

Data: 13 de julho a 12 de setembro

Informações: (31) 3289-8900 - www.casafiatdecultura.com.br - casafiat@fcagroup.com .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade