PUBLICIDADE

Morre historiador e crítico de arte Philippe Daverio

Professor e ensaísta tinha 70 anos e faleceu em Milão

2 set 2020 - 07h43
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu na madrugada desta quarta-feira (02), aos 70 anos, o historiador de arte, professor, crítico e ensaísta Philippe Daverio, informou a diretora do Teatro Franco Parenti, Andree Ruth Shammah. O intelectual estava internado no Instituto dos Tumores de Milão e não teve a causa da morte revelada.

Filho de um italiano e de uma francesa, Daverio nasceu em Mulhouse, na França, e se mudou para a Itália ainda criança.

Além de ter atuado como assessor de Cultura de Milão, Daverio tornou-se popular na Itália por levar a arte do país para a televisão e tornar o assunto acessível para o grande público há mais de 20 anos.

"Intelectual de extraordinária humanidade, um divulgador capaz de nossa cultura, um historiador de arte sensível e refinado. Com inteligência e paixão, acompanhou italianas e italianos na fascinante descoberta da arquitetura, das paisagens, da expressão criativa, dos artistas, das fontes de nosso patrimônio cultural. Tudo isso era Philippe Daverio, um homem que sempre admirei sua inteligência e o espírito crítico que já está fazendo falta a todos nós", destacou o ministro dos Bens Culturais e do Turismo da Itália, Dario Franceschini.

Também o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, se manifestou pela morte de um "dos grandes protagonistas da vida cultural de Milão nas últimas décadas".

Daverio era um apaixonado por Milão que sempre deu a força de sua originalidade e da sua competência. Eu o vi atuar em várias frentes, nem sempre compartilhei as suas posições, mas sempre me atingiu com sua liberdade de pensamento. Sobretudo, a Itália e Milão devem a seu espírito internacional e à capacidade comunicativa de Philippe a sua luta pela defesa do belo e da arte de nosso país, do qual foi um incansável e genial divulgador", afirmou Sala. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade