PUBLICIDADE

Livro de Rutger Bregman mostra o poder da cooperação

‘Humanidade - Uma História Otimista do Homem’ vira choque de realidade quando mostra o verdadeiro poder da cooperação.

26 set 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Rutger Bregman traz um choque de realidade em seu livro 'Humanidade'
Rutger Bregman traz um choque de realidade em seu livro 'Humanidade'
Foto: TED Conference / Visualhunt

Você também acha que o ser humano é mau por natureza e precisa de regras rígidas impostas pela sociedade para se "manter na linha"?

Bom, o trabalho de quem se beneficia desse tipo de crença foi bem feito, então!

Mas se você quiser um outro olhar sobre esse eterno duelo entre Rousseau e Hobbes, o livro Humanidade - Uma História Otimista do Homem é uma ótima pedida.

Embora não vá tão com o "pé no peito" como no seu livro anterior, Utopia Para Realistas, o escritor holandês Rutger Bregman usa uma linguagem fluida e nos prende com uma incrível capacidade de unir a habilidade de contar boas histórias, com dados históricos e antropológicos. 

Desde os tempos mais remotos da história do homem até os dias atuais, ele desmistifica alguns casos famosos e demonstra que a cooperação teria sido muito mais útil do ponto de vista evolutivo do que a força ou inteligência, por exemplo.

Um pequeno spoiler: você sabia que a chance de você fazer algo pouco ético é maior se for pedido por alguém em quem você confia, do que se fora uma mera ordem de um tirano?

É uma grande lição que fica do livro é que vale, cada vez mais, fazer um esforço maior para ajudar e cuidar das pessoas que estão perto de nós e têm uma unidade de pensamento.

E não vale tanto a pena se esforçar para "convencer" ou engajar pessoas com pensamentos, valores e princípios tão diferentes.

Com os devidos cuidados e a noção correta de empatia, claro.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade