PUBLICIDADE

Livro de Rutger Bregman mostra o poder da cooperação

‘Humanidade - Uma História Otimista do Homem’ vira choque de realidade quando mostra o verdadeiro poder da cooperação.

26 set 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Rutger Bregman traz um choque de realidade em seu livro 'Humanidade'
Rutger Bregman traz um choque de realidade em seu livro 'Humanidade'
Foto: TED Conference / Visualhunt

Você também acha que o ser humano é mau por natureza e precisa de regras rígidas impostas pela sociedade para se "manter na linha"?

Bom, o trabalho de quem se beneficia desse tipo de crença foi bem feito, então!

Mas se você quiser um outro olhar sobre esse eterno duelo entre Rousseau e Hobbes, o livro Humanidade - Uma História Otimista do Homem é uma ótima pedida.

Embora não vá tão com o "pé no peito" como no seu livro anterior, Utopia Para Realistas, o escritor holandês Rutger Bregman usa uma linguagem fluida e nos prende com uma incrível capacidade de unir a habilidade de contar boas histórias, com dados históricos e antropológicos. 

Desde os tempos mais remotos da história do homem até os dias atuais, ele desmistifica alguns casos famosos e demonstra que a cooperação teria sido muito mais útil do ponto de vista evolutivo do que a força ou inteligência, por exemplo.

Um pequeno spoiler: você sabia que a chance de você fazer algo pouco ético é maior se for pedido por alguém em quem você confia, do que se fora uma mera ordem de um tirano?

É uma grande lição que fica do livro é que vale, cada vez mais, fazer um esforço maior para ajudar e cuidar das pessoas que estão perto de nós e têm uma unidade de pensamento.

E não vale tanto a pena se esforçar para "convencer" ou engajar pessoas com pensamentos, valores e princípios tão diferentes.

Com os devidos cuidados e a noção correta de empatia, claro.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade