0

Festival de Cinema italiano no Brasil começa dia 15 em plataforma digital

Eventos ficarão disponíveis on-line entre 15 e 21 de junho

12 jun 2020
15h29
atualizado às 17h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A rede consular-diplomática da Itália no Brasil promoverá, entre os dias 15 e 21 de junho, a 3ª edição do Festival Fare Cinema, uma série de eventos dedicados à promoção da indústria cinematográfica italiana.

Cena de filme de Federico Fellini, um dos homenageados pelo Festival
Cena de filme de Federico Fellini, um dos homenageados pelo Festival
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Neste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, todo o conteúdo dedicado ao cinema italiano e aos profissionais do setor ficará disponível on-line na plataforma RaiPlay e no YouTube.

Entre as atividades está a exibição de curta metragens originais, haverá masterclasses com jornalistas e críticos, vídeo aulas sobre os diferentes perfis profissionais que concorrem à produção da obra cinematográfica, entre outras. Todo o material será disponibilizado gratuitamente e sem limitações.

O festival ainda homenageará o cineasta italiano Federico Fellini e o ator Alberto Sordi devido à comemoração do centenário dos seus nascimentos.

A iniciativa é uma realização do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, em colaboração com o Ministério dos Bens Atividades Culturais e Turismo, ICE, ANICA e Istituto Luce - Cinecittà.

Programação -

YouTube: ficarão disponíveis as masterclasses e vídeo aulas legendadas em inglês.

RaiPlay: haverá a visita virtual à exposição "Il Centenario.Fellini nel Mondo"; exibição de dois curta metragens realizados por cineastas estrangeiros e dedicados a Fellini; e disponibilização de vários episódios da série "Fellini in Frames", um percurso através da obra do cineasta realizado com material de arquivo do Istituto Luce - Cinecittà.

Short Film Day -

Paralelo ao Festival Fare Cinema, será realizada a primeira edição do "Dia Mundial do Cinema Italiano" em 20 de junho. No dia seguinte, 21, ocorrerá o Short Film Day, dedicado aos melhores curta metragens da Itália dos últimos anos.

O evento digital é promovido pelos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e a Embaixada da Itália, em colaboração com o Centro Nazionale del Cortometraggio.

Ao todo, será disponibilizado gratuitamente, na plataforma Vimeo, uma seleção de seis filmes. São eles: Black, de Sara Taigher; Gagarin Mi Mancherai, de Domenico De Orsi; Nessun Dorma, de Paolo Strippoli; Un Segno nello Spazio, de Nicholas Bertini; Parru Pi Tìa, de Giuseppe Carleo; e Mon Clochard, de Gian Marco Pezzoli.

Para receber o endereço e a senha de acesso, os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de junho, às 10h (horário local), através do formulário presente no link oficial.

Por fim, em 26 de junho, será disponibilizado, somente para inscritos, o filme "Notti Magiche" ("Noite mágica", em tradução livre), de Paolo Virzì, com legenda em português. Ele ficará disponível durante 48 horas. O acesso poderá ser garantido até o dia 25, às 10h, por meio do link oficial do evento. 

Veja também:

Parque de ferromodelismo é inaugurado sob pista de esqui na Alemanha
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade