PUBLICIDADE

Espanha bloqueia leilão de possível quadro de Caravaggio

A obra está sendo analisada por diversos especialistas

8 abr 2021 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Cultura da Espanha, José Manuel Rodríguez Uribes, bloqueou nesta quinta-feira (8) o leilão de um quadro que pode ser do pintor italiano Caravaggio (1571-1610).

Quadro 'A coroação de espinho', que pode ser do pintor Caravaggio
Quadro 'A coroação de espinho', que pode ser do pintor Caravaggio
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A obra, que é denominada "A coroação de espinhos", foi declarada não exportável pelo governo espanhol, após um documento do Museu do Prado apontar algumas evidências para considerar que a pintura seria de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio.

A pintura seria leiloada pela casa Ansorena e a autoria dela era atribuída ao círculo do também pintor italiano José de Ribera (1591-1652).

As autoridades espanholas explicaram que será realizado um "aprofundado estudo técnico e científico" para avaliar se o quadro é realmente uma obra original de Caravaggio.

"Nós mesmos cancelamos o leilão e agimos com uma velocidade que não acontecia desde os anos 1970, quando uma obra de Caravaggio acabou em Cleveland", destacou Uribes.

A casa de leilões Ansorena frisou que "vários especialistas" já estão analisando a pintura. Por outro lado, o Museu do Prado, em Madri, anunciou que está "interessado" na obra se for confirmado que se trata de um quadro original de Caravaggio.

No catálogo da Ansorena, a obra é datada como do século 17 e o preço inicial dela foi fixado em 1,5 mil euros (cerca de R$ 9,9 mil). .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade