PUBLICIDADE

Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração

Evento acontece por ocasião do 'Dia Nacional do Imigrante'

19 fev 2019 - 12h31
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

No próximo dia 21 de fevereiro, data em que é celebrado o "Dia Nacional do Imigrante Italiano", o grupo Parlamentar Brasil-Itália e a Embaixada da Itália no Brasil apresentarão o livro "Em Alto-Mar", de Edmondo De Amicis, sobre a travessia de imigrantes italianos.

Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração
Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração
Foto: Foto / Divulgação / Ansa - Brasil

A cerimônia será realizada às 10h da manhã (horário local), no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença da tradutora da obra, Adriana Marcolini.

Lançado na Itália em 1889 (com o nome original de Sull'Oceano) e considerado um best seller da época, o livro é o primeiro romance sobre a imigração italiana na América.

A publicação narra a viagem de navio feita pelo escritor e jornalista italiano De Amicis (1846-1908) em 1884 de Gênova a Buenos Aires, na Argentina, junto com 1700 passageiros, em sua maioria camponeses, que buscavam uma perspectiva de vida melhor nos países da América do Sul.

O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, a lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o país.

A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul. Estima-se que atualmente existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade