0

Arte e Cultura

Dia Nacional da Alegria leva diversão a 20 mil crianças

Vagner Magalhães / Especial para Terra

Parques de 17 cidades brasileiras receberam alunos de 120 instituições

16 abr 2018
12h10
atualizado em 18/4/2018 às 16h14
  • separator
  • comentários

A 11ª edição do Dia Nacional da Alegria (DNA) contou com a participação de cerca de 20 mil crianças nos Parques Temáticos e Atrações Turísticas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Desde que foi criado, o DNA já atendeu cerca de 150 mil crianças, de 6 a 12 anos.

O evento é realizado pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), com apoio da ADIBRA (Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil). O DNA proporciona um dia inteiro de diversão para crianças em estado de vulnerabilidade social e acontece anualmente no dia 11 de abril.

Nesta edição, as crianças tiveram a oportunidade de se divertir nos carrosséis, tirolesas, piscinas de onda, toboáguas e barcos vicking, além de experiências com animais e cuidados com o meio ambiente. No Rio de Janeiro foi possível um passeio nas alturas, observando a cidade da janela de um bondinho aéreo.

De acordo com Alain Baldacci, presidente do Sindepat, é fundamental que todos os associados possam ajudar aqueles que não têm condições de acesso às atrações.

"São momentos que ficam marcados na memória afetiva e emocional das crianças e adolescentes. Em sendo a alegria nosso produto principal, é isso que oferecemos aos grupos que visitam parques do Brasil todo neste dia do DNA", disse.

Baldacci lembra que a ideia da criação do DNA foi de Beto Carrero, fundador do Beto Carrero World. "Ele tinha uma grande preocupação em trabalhar para que o setor de Parques fizesse algo a mais para a sociedade. Daí surgiu a ideia do DNA, em mobilização nacional dos associados do Sindepat. Desde o início, o evento conta com Mauricio da Sousa como padrinho", afirmou.

Para a preparação do DNA, os associados buscam entidades parceiras que atuem nas regiões em que estão localizados. É feito um contato prévio e um cadastro. No dia da atividade, os parques oferecem um ingresso e um kit contendo lanche para todos os visitantes.

Marcelo Beraldo da Silva, diretor-executivo do Parque da Mônica
Marcelo Beraldo da Silva, diretor-executivo do Parque da Mônica
Foto: VM / Especial para Terra

Em São Paulo, um dos participantes foi o Parque da Mônica. Segundo o diretor-executivo Marcelo Beraldo da Silva, a atividade é, sem dúvida, uma forma de devolver à sociedade um pouco do trabalho feito pelos parques e atrações em todo o Brasil.

"Nós, do Parque da Mônica, fazemos várias ações ao longo do ano, envolvendo cerca de 15 mil convidados. São crianças em vulnerabilidade econômica e social. Temos a preocupação em fazer com que todos tenham a oportunidade de se divertir conosco", diz.

Ele lembra que o parque, na zona sul de São Paulo, recebe cerca de 450 mil visitantes ao ano. "É uma alegria participar do DNA. Ainda mais de forma conjunta com os parques de diversas regiões do País", afirma.

Alegria

Nilde Maria de Lima Araújo, que acompanhou crianças do Centro de Apoio Comunitário Vila Fanton, em Perus, zona oeste de São Paulo, conta que as crianças não falavam em outra coisa, desde que há um mês foram informadas que visitariam o Parque da Mônica.

"Foi uma expectativa muito grande. Trouxemos 127 crianças para brincar. Teve um aluno que nem conseguiu dormir à noite. Veio dormindo no ônibus", disse, observando a alegria das crianças circulando pelas atrações.

Rosângela Azevedo Cesar, do Centro de Apoio Comunitário de Perus, diz que o mais importante é ver as crianças se divertindo. "Fazemos parte de uma comunidade com muitas dificuldades. Ver essa alegria é o melhor presente para elas e para nós", disse.

Conheça os parques participantes

- Alpen Park - Canela (RS)
- AquaRio - Rio de Janeiro (RJ)
- Beach Park - Aquiraz (CE)
- Beto Carrero World - Penha (SC)
- Bondinho do Pão de Açúcar - Rio de Janeiro (RJ)
- Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu (PR)
- Espaço Diversão - São José dos Campos (SP)
- Hot Park - Rio Quente (GO)
- Jump Mania - São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo (SP) e em Uberlândia (MG)
- KidZania São Paulo (SP)
- Lagoa Termas - Caldas Novas (GO)
- Magic City - Suzano (SP)
- Paineiras Corcovado - Rio de Janeiro (RJ)
- Parque da Mônica - São Paulo (SP)
- Parque Unipraias - Balneário Camboriú (SC)
- Parques & Games - São Paulo (SP)
- Playcenter Family - São Paulo (SP)
- Playlands - São Paulo e Osasco (SP)
- RioZoo - Rio de Janeiro (RJ)
- Show Play - Natal (RN) e Uberlândia (MG)
- Wet'n Wild - Itupeva (SP)
- Yupie Park - São Paulo (SP)

Fonte: VM

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade