PUBLICIDADE

Com receita amazônica, brasileiro ganha vaga na Copa de Tiramisù

Gerente comercial representará país na competição em Treviso

17 jun 2024 - 15h15
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O paulistano Vanderlei Toniolo venceu a etapa Brasil da Copa do Mundo de Tiramisù 2024, competição internacional anual dedicada a premiar o melhor tiramisù do mundo. Ele representará o país na etapa principal da competição, em outubro, em Treviso, no Vêneto.

    Para convencer os jurados, o gerente comercial apresentou uma versão combinando os elementos da receita tradicional italiana com sabores amazônicos.

    No último final de semana (15 e 16) foram realizados dois dias de competição no Eataly, na capital paulista, julgando duas categorias: receita criativa (permitindo até três ingredientes além dos clássicos) e receita original (com os seis ingredientes da receita original).

    "Não esperava ganhar, quis mostrar o que aprendi vendo vídeos e fazendo degustações com amigos, que sempre me incentivaram, além de me divertir. Foi uma emoção ouvir meu nome como campeão. Para o doce perfeito, o segredo é organização e equilíbrio", disse o vencedor.

    Sua receita contou com receita sementes de cumaru (a baunilha da Amazônia) e entre as camadas, geleia de cupuaçu. Os jurados consideraram que o doce teve o equilíbrio certo entre doce e ácido.

    A atual campeã mundial é a paulistana Patricia Guerra, que fez parte do júri. Outro jurado de destaque foi Roberto Ravioli, vice-presidente da FIC (Federazione Italiana Cuochi).

    O chef e apresentador Giuseppe Gerundino e o chef Lino Iuliani, secretário geral da FIC, foram os jurados responsáveis pela categoria "Prêmio Estética", que Toniolo também venceu.

    Para Gerundino, a receita vencedora trouxe o mais importante: menos é mais. "Foi simples, organizado, e os pingos de geleia foram bem colocados. A parte estética na confeitaria é super importante. Algo bonito e ao mesmo tempo poderoso", avaliou.

    O patrocinador oficial do evento, Matilde Vicenzi, fabricante de biscoitos savoiardi, premiou o campeão com passagens áereas e hospedagem na Itália. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade