PUBLICIDADE

Cineasta italiana Lina Wertmüller receberá Oscar honorário

Premiação será entregue durante cerimônia no dia 27 de outubro

3 jun 2019 - 15h47
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (3) os indicados a receberem uma homenagem na 11ª edição do Governors Awards, onde destaques ganham estatuetas honorárias do Oscar anualmente. Entre os nomes está o da diretora e roteirista italiana Lina Wertmüller.

Cineasta italiana Lina Wertmüller receberá Oscar honorário
Cineasta italiana Lina Wertmüller receberá Oscar honorário
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Além de Wertmüller, a Academia também homenageará o cineasta David Lynch, ator Wes Studi e a atriz Geena Davis, que receberá o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award entregue por seu ativismo e contribuição com causas humanitárias. A italiana, de 90 anos, por sua vez, será reconhecida com o prêmio Honorário mais de 40 anos depois de ter se tornado a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção. A honraria é dada em homenagem a "distinção extraordinária em realizações na vida, contribuições excepcionais para o estado das artes e ciências cinematográficas, ou para um serviço excepcional para a Academia".

    Conhecida por se concentrar em questões políticas e sociais, Wertmüller entrou na lista da Academia em 1977 pela produção "Pasqualino Sete Belezas". Entre os principais destaques de sua carreira estão "Amor e Anarquia" (1973) e "Por Um Destino Insólito" (1974).

    A cerimônia de entrega da premiação será realizada no próximo dia 27 de outubro.

    Os nomes foram escolhidos por 54 membros do Conselho de Governadores, o qual representa todos os ramos da Academia, durante uma reunião no último sábado (1). No entanto, o anúncio oficial precisou ser adiado até o presidente John Bailey informar os homenageados. "[Os prêmios] concedidos anualmente pela Academia reconhecem indivíduos que se dedicaram a uma vida inteira de realizações artísticas e trouxeram excelentes contribuições para nossa indústria", afirmou Bailey.

    No próximo ano, a cerimônia do Oscar, principal premiação de cinema, será realizada no dia 9 de fevereiro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade