0

Brasil celebra Dia Nacional da Pizza

Degustações, concursos e descontos marcam a data pelo país

10 jul 2018
12h30
  • separator
  • comentários

O Dia Nacional da Pizza é comemorado nesta terça-feira (10) no Brasil. Para celebrar, shoppings, pizzarias e diversos estabelecimentos em várias cidades do país farão promoções e concursos.
    De tanta tradição italiana, a Unesco elegeu em dezembro de 2017 a "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos" como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Criada na Itália, a pizza encontrou em São Paulo forte um expoente, com milhares de amantes da massa. Assim, em 1985, o então secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho promoveu um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de margherita e mozarela. O sucesso foi tamanho que Carvalho determinou que o dia de encerramento, 10 de julho, seria a data oficial para homenagear a pizza.
    Hoje, a rede Domino's está dando um desconto de 50% em qualquer pizza nas compras feitas pelo site. Diversas franquias da Pizza Hut estão fazendo comemoração em dobro, oferecendo a segunda pizza da compra grátis. A unidade do Sesc em Fortaleza realiza a Feira de Exposição e Degustação de Pizzas, que vai premiar as instituições parceiras que apresentarem as receitas mais saborosas, e cada pessoa poderá degustar três pedaços das pizzas tradicionais e funcionais. Além disso, outros estabelecimentos realizam promoções e eventos para comemorar o Dia da Pizza no Brasil. Para homenagear, a pizzaria Bráz, unidade Pinheiros, em São Paulo, fará um open pizza nesta quinta-feira (12), com direito a DJ a noite toda.
    Inovação de sabores: Diferente das tradicionais italianas, no Brasil o cardápio nas pizzarias são extensos, com opções que podem beirar o absurdo. É o caso da Pizzaria 'BatePapo', no Guarujá, litoral de São Paulo, que já ganhou notoriedade internacional, ao ser publicada no periódico inglês Daily Mail.
    Com mais de 150 mil curtidas na página do Facebook, o estabelecimento ficou famoso por suas pizzas gigantes, que incluíam um pneu, um frango assado, ou até um extintor de incêncio no meio da redonda.
    Com pizzas que chegam a 13 sabores e 44 pedaços, com 90 centímetros de diâmetro, a casa virou hit na internet e um único vídeo atingiu 5 milhões de visualizações nas redes sociais.
    Seja pela criatividade ou pela vontade de inovar, a pizza se apresentou como instrumento para que o dono do local, Ricardo dos Santos, de 45 anos, transformasse sua vida através da criação italiana.

Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade