PUBLICIDADE

"A Forma da Água" lidera indicações ao Oscar; mulheres e negros também têm destaque

23 jan 2018 - 17h29
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O romance da Fox Searchlight "A Forma da Água", sobre uma mulher que se apaixona por uma estranha criatura aquática, liderou as nomeações ao Oscar nesta terça-feira, em uma lista ampla que abraçou histórias sobre e contadas por mulheres e negros.

"A Forma da Água" foi indicado a 13 categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, para o mexicano Guillermo del Toro. Os atores Richard Jenkins, Sally Hawkins e Octavia Spencer também foram nomeados.

O drama britânico sobre a Segunda Guerra Mundial "Dunkirk", da Warner Bros., veio logo em seguida com oito indicações, incluindo a de Melhor Diretor para Christopher Nolan.

As estatuetas do Oscar, a maior honraria da indústria cinematográfica, serão entregues em uma cerimônia em Hollywood no dia 4 de março, apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel.

"Três Anúncios para um Crime", da Fox Searchlight, filme sobre uma mulher furiosa buscando justiça pelo assassinato de sua filha que tem dominado a temporada de prêmios de Hollywood, foi indicado a sete categorias, com Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell indicados por suas atuações.

Na categoria de Melhor Filme, "Três Anúncios para um Crime" competirá com o romance gay "Me Chame pelo seu Nome", com a produção britânica "O Destino de uma Nação", com o thriller "Corra!", com o filme sobre o relacionamento mãe e filha "Lady Bird - A Hora de Voar", com o romance "Trama Fantasma" e com a história sobre liberdade de imprensa "The Post - A Guerra Secreta".

"Eu nunca vi tanta variedade, que eu possa me lembrar. Há algo lá para todo mundo", disse Laurie Metcalf, indicada por seu papel coadjuvante em "Lady Bird - A Hora de Voar".

"Tudo começa com os escritores, e todos eles são tão criativos em maneiras diferentes", disse à Reuters.

Após um ano de manchetes sobre conduta sexual inadequada em Hollywood e campanhas para o empoderamento feminino, as mulheres e suas histórias causaram efeito entre os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Greta Gerwig tornou-se apenas a quinta mulher a ser indicada para melhor direção no Oscar, por "Lady Bird - A Hora de Voar". O filme também ganhou uma indicação de melhor atriz para Saoirse Ronan e para atriz coadjuvante para Metcalf.

Depois de dois anos de controvérsia sobre uma formação em grande parte de pessoas brancas, os negros também se destacaram desta vez. Mary J. Blige, Octavia Spencer, Denzel Washington e Daniel Kaluuya estão entre os indicados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade