Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Escritora americana critica a "loucura religiosa" dos EUA

Terça, 24 de junho de 2003, 16h31

A escritora americana Susan Sontag afirmou que seu país está "cheio de loucura religiosa", o que seria uma das principais diferenças de valores em relação à Europa, além das diferentes posturas adotadas sobre a questão da violência.

"Na Europa, as pessoas têm uma atitude muito laica. Os Estados Unidos, por outro lado, são um país cheio de loucura religiosa e geralmente se aceita que se utilizem termos religiosos para justificar a ação do Estado", afirmou Sontag, em uma entrevista divulgada nesta terça-feira pela agência alemã DPA.

"Também há uma clara diferença na atitude diante da violência. Nos Estados Unidos, muitos acham que qualquer pessoa tem direito a possuir armas. Na Europa é diferente", acrescenta Sontag.

Sontag declara que, apesar de não acreditar que essas diferenças durarão para sempre, atualmente é muito problemática a hegemonia ideológica dos conservadores nos Estados Unidos.

"Atualmente não há oposição real. Os democratas não têm o valor necessário e, além disso, não representam necessariamente outra política. Por isso, por enquanto, continuará havendo diferenças entre a Europa e os Estados Unidos", afirma a escritora.

Durante a entrevista, Sontag falou também sobre o Prêmio da Paz dos Livreiros Alemães, que receberá, no próximo mês de outubro, na Feira do Livro de Frankfurt, e disse que espera fazer um discurso "digno dos famosos premiados" que a antecederam.

A escritora não descartou a possibilidade de sua premiação estar relacionada à vontade de "apoiar uma crítica americana da política dos Estados Unidos", mas acrescentou esperar que tenha sido "um prêmio puramente literário".

Atualmente, Sotang está em Tubinga, sudoeste da Alemanha, fazendo uma série de conferências sobre literatura.
Envie para um amigo   Imprimir

Agência EFE

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade