Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Arqueólogos encontram residência dos sacerdotes da tumba do deus Toth

Terça, 24 de junho de 2003, 13h36

A residência dos sacerdotes da tumba de Toth, deus egípcio da sabedoria, foi encontrada por uma missão composta de arqueólogos da Alemanha e do Egito na região de Miniya (sul do país), anunciou esta terça-feira o Conselho Superior de Antigüidades egípcias.

"A imensa construção foi descoberta na região de Tuna El Gebel (200km ao sul do Cairo) e conta com 50 salas. O local servia de residência para os sacerdotes das tumbas de animais sagrados - símbolos do deus Toth", revelou o arqueólogo egípcio, que conduziu a missão, Abdel Halim El Din.

"Sua construção remonta ao período dos Ptolomeus, há 300 aC", explicou o pesquisador. Segundo ele, o lugar contém um grande armazém, cozinhas, fornos, uma sala destinada a cerimônias religiosas, outra para reuniões e uma para descanso.

O arqueólogo alemão Dieter Kesseler contou ainda que a edificação continha vasilhas de terracota, assim como tabuinhas do mesmo material com inscrições em caracteres demóticos e gregos.

"Restos de cabelos humanos nos levaram a deduzir que uma das salas poderia sevir de salão de beleza", contou o alemão.

O arqueólogo Samir Anis ressaltou que o achado é um exemplo claro da fusão das civilizações egípcia, grega e romana.

De acordo com Anis, a tumba foi utilizada pela Dinastia dos Ramsés (século XIII e XIV aC) e mais tarde durante o período grego (333 AC).
Envie para um amigo   Imprimir

AFP

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade