Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Morre Vasil Bykov, importante escritor da época soviética

Segunda, 23 de junho de 2003, 08h20

O escritor bielo-russo Vasil Bykov, considerado um dos melhores romancistas dos tempos da extinta URSS, morreu ontem, domingo, à noite, aos 79 anos, num hospital perto de Minsk, informaram hoje seus familiares.

Bykov voltou para a Bielorrússia no início de 2003, após permanecer cinco anos no exterior por suas diferenças políticas com o presidente bielo-russo, Alexandr Lukashenko.

Em dezembro do ano passado, o escritor foi operado na República Checa por um câncer no estômago.

O autor bielo-russo obteve o Prêmio Estatal e o Prêmio Lenin, os mais importantes da ex-União Soviética.

Em 2001, Bykov foi recebido na cidade alemã de Frankfurt, que faz parte da rede internacional das Cidades de Amparo aos escritores, cuja vidas correm perigo ou não podem se expressar livremente em seus próprios países.

Veterano da Segunda Guerra Mundial, Bykov se iniciou nas letras em 1955 e dedicou quase toda sua obra a essa conflagração.

Em 19 de junho passado, quando completou 79 anos, foi inaugurado um monumento em sua homenagem na localidade bielo-russa de Stariye Dorogui. "Bykov é nosso orgulho, é a pessoa pela qual julgam no mundo todo o que é a Bielorrússia", lembrou na cerimônia Anantoli Beli, membro da União Bielo-russa de Escritores e Artistas.
Envie para um amigo   Imprimir

EFE

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade