Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Torre Eiffel volta a brilhar com 200 mil luzes para Festival

Nova iluminação do monumento
Foto: Reuters

Domingo, 22 de junho de 2003, 10h55

Veja as fotos!

A Torre Eiffel voltou a se cobrir com 200 mil luzes douradas, agora de forma definitiva, para o Festival da Música em Paris. O espetáculo luminoso já tinha encantado turistas e moradores da cidade na virada do século XXI, mas não pretendia ser permanente e durou apenas alguns meses.

Com a nova iluminação, a Torre Eiffel voltará a brilhar mais do que nunca à noite, durante os dez primeiros minutos de cada hora, do anoitecer até as duas da madrugada no verão e até uma no inverno.

A "dama de ferro" recebeu a visita durante os últimos três meses de trinta técnicos-alpinistas, que instalaram 5.000 lâmpadas, a 80 centímetros de distância umas das outras, em cada uma das quatro fachadas do monumento.

Gigantescos refletores se somam ao espetáculo de luzes, que durante dez minutos ilumina toda a capital; eles estão funcionando desde janeiro de 2000.

Inaugurada no dia 31 de março de 1889, ano do centenário da Revolução francesa, e considerada a maior atração da Exposição Universal de Paris, a Torre Eiffel era então a construção mais alta do mundo, com seus 300 metros de altura e uma bandeira com mais 12 metros no topo. Atualmente, esta mede mais vinte metros devido a suas grandes antenas de rádio e televisão.

Desde sua construção, o símbolo de Paris recebeu a visita de 200 milhões de pessoas, o que a colova como monumento mais visitado do mundo. No ano passado, mais de seis milhões de visitantes subiram, de elevador ou a pé, a alguma de suas três plataformas, ou desceram a sua base, onde se vê as enormes máquinas de seus elevadores.

Nas instalações da torre, além de diversos cafés que vendem lembranças de Paris, há um cinema que relata a controvertida história de sua construção, um restaurante famoso, o Julio Verne, e um pequeno museu de cera onde está uma representação de seu criador, o engenheiro francês Gustavo Eiffel, instalado em sua oficina estudando os planos de sua torre.

A vada sete anos, a "dama de ferro" recebe um tratamento de beleza refrescante, durante o qual dezenas de pintores-acrobatas a cobrem com uma maquiagem de 60 toneladas de pintura especial cor café, levemente rosada, o que custa à prefeitura de Paris a bagatela de três milhões de euros.
Envie para um amigo   Imprimir

AFP

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade