Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Museu Van Gogh oferece recompensa por pistas sobre obras roubadas

Sábado, 21 de junho de 2003, 13h51

O museu Van Gogh de Amsterdã ofereceu 100 mileuros de recompensa a quem dê informações que possibilitem a recuperação de dois quadros do mestre holandês roubados deste centro em dezembro de 2002.

As obras Igreja Protestante de Neunen, concluída entre 1884 e 1885, e Vista da Praia de Scheveningen com Tempestade, de 1882, foram roubadas em 7 dezembro do ano passado e pertencem à primeira fase de Van Gogh.

A oferta da recompensa foi decidida "em estreito diálogo" com a polícia, que prossegue com as investigações, informou a direção do museu em um comunicado.

O dinheiro entregue será no "máximo de 100 mil euros, em função do estado em que as telas forem encontradas".

Os quadros roubados têm 41 por 32 centímetros e 34 por 51 centímetros, respectivamente, pertencem ao Estado holandês e estão avaliados em vários milhões de euros, mas não contam com seguro.

Os ladrões escalaram o telhado do museu, quebraram uma janela e roubaram os dois quadros, fugindo com bastante facilidade, o que gerou uma forte polêmica na Holanda em torno da falta de medidas de segurança do local de exibição.

A polícia holandesa lançou no dia seguinte uma ordem de busca internacional pelos dois quadros, mas, até o momento, não houve resultados, razão pela qual a direção do museu decidiu oferecer a recompensa.

Inaugurado em 1973, o Museu Van Gogh, uma das maiores atrações turísticas de Amsterdã - a cada ano recebe mais de um milhão de visitantes -, abriga a mais ampla coleção de obras do artista no mundo, composta por mais de 200 quadros e 600 desenhos e racunhos.
Envie para um amigo   Imprimir

EFE

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade