Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Harry Potter agita sua varinha de condão mundo afora

Capa de Harry Potter e a ordem de Fênix

Sexta, 20 de junho de 2003, 09h01

Milhões de pais de todo o mundo estão aguardando por um fim de semana de paz e tranquilidade - Harry Potter está de volta e sua nova saga é também a mais longa.

As crianças passaram vontade por três anos desde o livro anterior e agora podem se refestelar nas 255 mil palavras de Harry Potter e a Ordem da Fênix, o calhamaço que chega às livrarias no sábado (sexta-feira em alguns países).

A escritora britânica JK Rowling, que ensinou a uma geração de crianças sobre o prazer da leitura, vai ficar 50 milhões de dólares mais rica da noite para o dia. Sua fortuna já é bem superior à de sua compatriota rainha Elizabeth.

As estatísticas são impressionantes. Os primeiros quatro livros de Harry Potter venderam quase 200 milhões de cópias em 55 idiomas e 200 países. Agora, 13 milhões de cópias da nova aventura saíram do prelo em uma impressão em massa.

A Pottermania poderá transformar Harry 5, como o livro é conhecido nos círculos editoriais, no maior best-seller de todos os tempos.

E poucos podem negar que Potter - que gerou dois filmes de renda mais de 1,8 bilhão de dólares em todo o mundo - tenha se tornado um fenômeno para as editoras Bloomsbury, no Reino Unidos, e Scholastic nos Estados Unidos.

Livrarias na Austrália já estão enfeitadas com teias de aranha e vassouras. Tem gente no país viajando até 500 quilômetros para pegar sua cópia do Harry 5 nas grandes cidades.

Na África do Sul, as encomendas estão batendo recordes. "Nunca tivemos nada assim. Nem com a autobiografia de (Nelson) Mandela", disse uma livreira de Joanesburgo.

Enquanto Hong Kong prepara um Carnaval de Harry Potter, Chicago comprou 800 cópias do livro para promover a leitura entre crianças carentes.

E a autora, com isso tudo?

Rowling, 37 anos, admitiu que até considerou quebrar um braço para escapar da pressão de escrever o sexto e sétimo últimos livros da série.

E disse que caiu aos prantos ao matar um dos personagens centrais no quinto livro.

No domingo, a coitadinha vai poder chorar as pitangas a caminho do banco...

Leia mais:
Editora e autora de Harry Potter processam jornal de NY
Harry Potter já é thriller policial e de mistério
Morte no 5º Harry Potter fez autora chorar
Novo Harry Potter chega ao Brasil em inglês
Milhares de livros de Harry Potter são roubados
Envie para um amigo   Imprimir

Reuters

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade