Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Prêmio da Paz a Susan Sontag gera polêmica na Alemanha

Quarta, 18 de junho de 2003, 09h25

A entrega do Prêmio da Paz dos Livreiros Alemães à escritora americana Susan Sontag, concedido em outubro na Feira de Frankfurt, já suscitou as primeiras críticas dos conservadores alemães.

O especialista de Assuntos Culturais do grupo parlamentar da União Democrata Cristã (CDU) no parlamento regional de Saxônia-Anhalt, Rainer Schomburg, expressou sua rejeição à escolha de Sontag, que, segundo ele, não ajuda a reconstruir as maltratadas relações entre os Estados Unidos e a Alemanha.

"Levando em conta as abaladas relações entre os Estados Unidos e a Alemanha, gostaria que o júri escolhesse alguém menos polêmico", disse Schomburg.

Para ele, é problemático que Sontag tenha dito que os atentados de 11 de setembro não foram sido dirigidos contra a liberdade, mas eram uma conseqüência da política hegemônica dos Estados Unidos.

A Associação de Livreiros Alemães anunciou ontem a escolha de Sontag como a premiada deste ano e ressaltou seu compromisso com "a dignidade do pensamento livre em um mundo de imagens falsificadas e verdades mutiladas".
Envie para um amigo   Imprimir

EFE

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade