Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Escritor Paul Auster gostaria de acreditar em milagres

Terça, 17 de junho de 2003, 17h24

Por Marta Ruíz-Castillo e Blanca Rodríguez

MADRI (Reuters) - O escritor norte-americano Paul Auster, criador de um universo literário próprio e repleto de acasos e coincidências extraordinárias, garante que não acredita em milagres.

Não obstante, ele reconhece que gostaria de acreditar e sugere que existem momentos felizes ou inesperados que poderiam merecer essa definição.

``Coisas estranhas acontecem a todo momento, algumas delas más -- a maioria, aliás --, mas algumas boas também. Acho importante recordar que os milagres são um misto de coisas terríveis e, por outro lado, de coisas extraordinariamente maravilhosas'', disse o escritor à Reuters em entrevista concedida na tarde de segunda-feira.

De passagem por Madri antes de um encontro marcado com seu editor, Jorge Herralde, diante de um auditório lotado de fãs, Auster parecia decidido a conservar seu jeito natural e humilde. Apesar disso, sua presença no Círculo de Belas Artes da Espanha lembrou a de qualquer astro ou estrela de cinema.

``Não vejo a mim mesmo como celebridade'', disse o escritor de 56 anos, quase alarmado. Sem dar importância ao fato, afirmou que a meia dúzia de leitores que se aproximaram dele para pedir autógrafos, assim que ele pôs os pés na cafeteria, o fizeram simplesmente porque sabiam que ele estaria ali.

Falando da diferença que pode existir entre escrever como desconhecido ou escrever quando se é alvo de veneração por parte de seguidores que aguardam, ansiosos, por qualquer coisa que ele publique, Auster continuou a minimizar os efeitos de sua popularidade.

"Me sinto o mesmo de sempre... Escrever continua a ser tão difícil quanto sempre foi, talvez ainda mais difícil. Você continua a aprender, continua a sentir-se sempre como um principiante", afirmou.

"Cada vez que você escreve um livro é uma aventura nova, afinal, você nunca escreveu aquele livro antes e precisa ensinar a você mesmo a escrevê-lo à medida que o vai fazendo", assegurou.

X guisa de explicação, acrescentou que "se existe alguma coisa que nos ensina a sermos escritores é nossa própria estupidez - e isso aprendemos a cada dia que passa -, o quão mal escrevemos e o quão pobres são nossas idéias..."

Autor de poemas, ensaios, roteiros cinematográficos e até obras de teatro, Auster teve seu primeiro sucesso com A Trilogia de Nova York e desde então já publicou vários outros títulos, como A Música do Acaso e Leviatã.

Na Espanha, acaba de chegar às livrarias seu último romance, O Livro das Ilusões e, quanto a seu próximo trabalho, Auster adiantou apenas seu título, Oracle Night, e o fato de que seu lançamento nos EUA está previsto para dezembro.

"É difícil falar de um livro que ninguém pode ler por enquanto", disse, justificando seu silêncio sobre a obra.
Envie para um amigo   Imprimir

Reuters

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade