Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Artistas pedem cota de negros em produções culturais

Terça, 17 de junho de 2003, 13h57

Uma cota de pelo menos 30 por cento de profissionais negros no mercado audiovisual é o que uma comissão de artistas afro-brasileiros está reivindicando junto ao governo.

Em uma reunião na segunda-feira, no Rio de Janeiro, a comissão liderada pelo ator Milton Gonçalves decidiu que irá para Brasília discutir o assunto com o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O grupo se apoia num projeto de lei criado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Entre as principais reivindicações estão a inclusão de afro-descendentes nas direções das TVs públicas e nas áreas técnicas e artísticas de todas as produções culturais.

A comissão quer ainda que os negros participem dos conselhos deliberativos de patrocínios de empresas estatais e do Ministério da Cultura, alegando que esses apoios só devem ser concedidos a projetos que tenham uma visão multirracial.

"Temos, principalmente, que conscientizar a sociedade e garantir o espaço ao qual temos direito e que corresponda ao percentual da presença do negro e dos pardos na população brasileira", disse Gonçalves à Reuters após a reunião, durante a qual foi produzido um manifesto que será enviado aos parlamentares.

Gonçalves também planeja estender o protesto para o Festival de Cinema de Gramado, que acontece no Sul do país em agosto.

"Vou ser homenageado com o Troféu Oscarito e essa questão vai ser o tema do meu discurso", contou o ator.

Fazem parte do movimento: Antônio Pitanga, Neuza Borges, Chica Xavier, Clementino Kelé, Antônio Pompeu, Stephan Nercvessian, Paulinho da Viola, Sandra de Sá, Lecy Brandão e Eliana Pittman, entre outros.
Envie para um amigo   Imprimir

Reuters

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade