Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Confira a programação das comemorações em Brasília

Escultura da Igreja Nossa
Senhora da Esperança
Leonardo Ribeiro/Divulgação/ABr

Segunda, 21 de abril de 2003, 12h48

» Fotos de Brasília
» Quem são os famosos de Brasília

Há uma semana, uma série de eventos marca as comemorações dos 43 anos de Brasília. Com uma extensa programação, repleta de atrações para todos os gostos e idades – shows, exposições, mostras de cinema, competições esportivas e lançamentos literários –, o Governo do Distrito Federal (GDF) quer oferecer aos brasilienses – e turistas que passarem pela cidade – uma comemoração digna da importância da data.

Os eventos só terminam no próximo domingo (27), quando os brasilienses poderão conferir, de graça, a apresentação do curta Por Longos Dias, de Mário Giuntini, e do longa O Sonho Não Acabou, de Sérgio Rezende. Outra opção para o último domingo de abril é o show Rock Rodeio, na 10ª Exposição Agropecuária.

O grupo Kid Abelha e o Cantor Lenine comandar a festa do alto do palco montado na Esplanada dos Ministérios, em frente à Rodoviária. "Estamos preparados para receber dezenas de milhares de pessoas com todo o conforto", garantiu o secretário de Cultura do DF, Pedro Bório. "Organizar a festa deu muito trabalho, mas nós estamos muito empenhados em dar segurança, conforto, facilidade de acesso para deficientes físicos, para que ninguém se sinta excluído", completou.

O público infantil também terá diversão garantida na Festa no Zoológico até às 17h, com patrocínio da Rede Globo, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Para os colecionadores de carros e pessoas que apreciam raridades, uma boa opção é o 2º Encontro Nacional de Veículos Antigos, que se realiza no Centro de Convenções. Pedro Bório explicou que a combinação de eventos culturais com atrações turísticas e esportivas é o primeiro teste de uma política que poderá ser estendida a outros feriados, como o do dia 7 de Setembro, de Natal e ainda a alguns períodos das férias escolares.

Segundo ele, essa combinação é capaz de incrementar a economia local, principalmente porque, ao contrário de alguns anos atrás, mais brasilienses permanecem na cidade nos feriados. "A saída, em números líquidos, pode até continuar parecida, mas o fato é que a população cresceu", observou o secretário, destacando que o objetivo do GDF é cada vez mais trazer grandes atrações para a cidade.

Confira a programação:
21 de abril
8h às 17h, Jardim Zoológico de Brasília
Festa no Zoológico, com patrocínio da Rede Globo, SESC e SESI, acesso livre.
9h, Marina do Lake Side, Setor Hoteleiro Norte, Vila Planalto
Brasília em Ação, Mini Olimpíada Comemorativa ao Aniversário de Brasília, organizada pela Administração de Brasília, acesso livre.
9h, Eixos Norte e Sul
IV Meia Maratona de Brasília, organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Administração de Brasília.
9h, próximo à Administração do Parque da Cidade
Show da Rádio Nacional, organizado pela Rádio Nacional, acesso livre
10h, Ginásio Nilson Nelson
Brasília no Coração do Pai, missa com Padre Léo, acesso livre.
10h às 22h, Praça das Gaivotas e Artes do Conjunto Nacional, Feira de Quadrinhos de RPG, até dia 26, com o apoio da Câmara do Livro do DF e Secretaria de Cultura, acesso livre.
18h, Catedral de Brasília
Missa Cantada, com o coral de canto gregoriano do Mosteiro de São Bento, entrada franca.
19h, Esplanada dos Ministérios, em frente à Rodoviária do Plano Piloto
Show comemorativo do Aniversário de Brasília, dentro da série Pão Music, com a banda Kid Abelha, o cantor e compositor Lenine, acesso livre.
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com os curtas Leo 1313 e The Book is on the Table e o longa O Casamento de Louise, de Betse de Paula.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com o curta Vila Boa de Goyás e o longa Conterrâneos Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho, entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também dias 22, 23, 24, 25, 26 e 27 do mês; show da noite, Festival Rádio Ok.

22 de abril
9h às 18h, Memorial dos Povos Indígenas
Festividades da Semana do Índio, que prossegue até dia 24 de abril, apresentação de grupo indígena da Aldeia Yawalapiti do Alto Xingu, entrada franca.
10h, Memorial JK
Sessão solene da Câmara Legislativa do DF, com apresentação do grupo Babando o Bambu, entrada franca.
10h às 22h, Praça das Artes, Conjunto Nacional
Viva o Museu, exposição fotográfica do Museu Vivo da Memória Candanga, até dia 4 de maio.
19h, Teatro de Câmara maestro Carlos Galvão, Escola de Música de Brasília, 602 Sul
Lançamento do livro A Canção Brasileira de Câmara, do embaixador Vasco Mariz, e mesa redonda com Carlos Galvão, diretor da Escola de Música de Brasília e do maestro Silvio Barbato, regente da OSTNCS, acesso livre.
20h, Espaço Cultural Gibran Khalil Gibran, da Embaixada do Líbano
Mostra Coletiva das obras de 43 artistas da cidade, organizada pela Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília, até dia 10 de maio, segunda a sexta, das 10h às 16h. Participam da Mostra, os artistas: Adauto Pereira, Antônia Célia, Betty Bettiol, Christovam Verri, Darlan Rosa, Donizete Garcia, Dulce Schunk, Ennio Bernardo, Fátima Paiva, Flavita Boeckel, Gersion de Castro, Glênio Lima, Gougon, Helena Lopes, Hermínia Metzler, Huet Azevedo, Iri Vilela, Jeanne Gattai, Klaus, L.Danezy, Lêda Watson, Lelo, Lourenço de Bem, Marcos França, Marlene Godoy, Milan Dusek, Nancy Safatle, Omar Franco, Oswaldo Pullen, Paulino Aversa, Pompéia Cascão, Ricardo Stumm, Rômulo Andrade, Rosane Mokdissi, Rosane Pomnitz, Sheila Tapajós, Silvia Krticka, Silvia Regina, Tânia Braun, Tarciso Viriato, Toninho de Souza, Valdir Jagmin, Vera Arantes.
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com o curta Bom Dia, Senhoras, de Érika Bauer e o longa O Cego que Gritava Luz, de João Batista de Andrade, entrada franca.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com os curtas A Cucaracha, de Pedro Lacerda e 5 Filmes Estrangeiros, de José Eduardo Belmonte e o longa Tortura Selvagem – a Grade, de Afonso Brazza, entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também dias 23, 24, 25, 26 e 27 do mês; show da noite, Festival Candango.

23 de abril
10h às 18h, Memorial JK
Abertura do Fórum 50 Brasília 2010, até dia 25, painéis: Brasília, presente e futuro; Saúde – problemas e soluções; A realidade e o futuro das crianças, idosos e portadores de necessidades especiais; Habitação, realidade e perspectivas; Energia elétrica, problemas e soluções; Água, problemas e soluções; e Educação, geradora de cidadania e qualidade de vida; e show musical com o grupo Na Trilha, entrada franca.
20h, Museu de Arte de Brasília, SHTN, Orla do Lago Paranoá
Brasília à Vista - Descobertas e Paisagens, exposição com obras de artistas revelando a intimidade da cidade, visitação até 11 de maio.
20h, Espaço 1 do Museu de Arte de Brasília, SHTN, Orla do Lago Paranoá
Lançamento do livro Obras-Primas do MAB, com imagens das obras do acervo do MAB, realização da Secretaria de Cultura e do escritório Arte 21, com texto do curador Adolfo Montejo Navas e reprodução de obras de artistas como Amélia Toledo, Amílcar de Castro, Ana Miguel, Arthur Omar, Athos Bulcão, Beatriz Milhazes, Cildo Meirelles, Ernesto Neto, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Leonilson, Lygia Pape, Rubem Valentim e Waltércio Caldas.
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com os curtas A Cucaracha, de Pedro Lacerda e 5 Filmes Estrangeiros, de José Eduardo Belmonte e o longa Tortura Selvagem – a Grade, de Afonso Brazza, entrada franca.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com o curta Bom Dia, Senhoras, de Érika Bauer e o longa O Cego que Gritava Luz, de João Batista de Andrade, entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também dias 24, 25, 26 e 27 do mês; show da noite, banda Revelação.

24 de abril
10h às 18h, Memorial JK
Fórum 50 Brasília 2010, até dia 25, Painéis: A capacidade de construir riquezas e gerar empregos; Terra, a questão fundiária no DF; A informática como geradora de emprego; Preservação e desenvolvimento com qualidade de vida; Turismo, potencialidades e repercussões nacionais e internacional; Setor rural na economia do DF; e show musical com Rei da Prata e Ivan Moreno, entrada franca.
10h30, foyer da Sala Martins Pena do Teatro Nacional
Lançamento do cartão telefônico da Brasil Telecom, com estampa da Ponte JK
20h, foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, SCTN
Lançamento do livro Brasília – Memória da Construção, do historiador Lourenço Fernando Tamanini, segunda edição revista e ampliada.
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com o curta Por Longos Dias, de Mauro Giuntini e o longa O Sonho Não Acabou, de Sergio Rezende, entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também nos dias 25, 26 e 27; show da noite, banda Chiclete com Banana.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com os curtas O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, e Dez Dias Felizes, de José Eduardo Belmonte e o longa Doces Poderes, de Lucia Murat, entrada franca.

25 de abril
10h às 18h, Memorial JK
Fórum 50 Brasília 2010, Painéis: Tombamento, a visão de todas as correntes; Segurança, problemas e soluções; Relações com o Governo Federal; Cultura, Brasília na cultura brasileira; Trânsito, problemas e soluções; Brasília, patrimônio cultural da humanidade; e show musical com grupo do Clube de Choro, entrada franca.
19h, Catetinho, km 0, BR 040
Apresentação da nova pintura do Catetinho, com seresta e show da cantora Glória Maria, patrocínio da Pepe Tintas e Ordem dos Músicos do Brasil, acesso livre.
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com o curta Por Longos Dias, de Mauro Giuntini e o longa O Sonho Não Acabou, de Sergio Rezende, entrada franca.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com os curtas O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, e Dez Dias Felizes, de José Eduardo Belmonte e o longa Doces Poderes, de Lucia Murat, , entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também dias 26 e 27 do mês; show da noite, Cristian e Ralf.

26 de abril
9h, em frente ao Brasília Shopping
I Maratona de Cycling Indoor - Administração de Brasília
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com os curtas O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, e Dez Dias Felizes, de José Eduardo Belmonte e o longa Doces Poderes, de Lucia Murat, , entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Shows da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, também dia 27 do mês, show da noite com o cantor e compositor Zeca Pagodinho.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com o curta Por Longos Dias, de Mauro Giuntini e o longa O Sonho Não Acabou, de Sergio Rezende, entrada franca.

27 de abril
20h, Centro Cultural Sesi (QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte)
Mostra Brasília, com os curtas O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, e Dez Dias Felizes, de José Eduardo Belmonte e o longa Doces Poderes, de Lucia Murat, entrada franca.
21h, Cine Brasília
Mostra Brasília, com o curta Por Longos Dias, de Mauro Giuntini e o longa O Sonho Não Acabou, de Sergio Rezende, entrada franca.
21h, Parque de Exposições da Granja do Torto
Show da 10ª Exposição Agropecuária de Brasília, show da noite, RockRodeio.
Envie para um amigo   Imprimir

Agência Brasil

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade