Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Cidade natal de Mata Hari quer erguer museu em sua memória


Sexta, 31 de maio de 2002, 16h30

Celebrada como cortesã e acusada de espionagem - o que a levou à condenação de morte por um pelotão de fuzilamento-, Mata Hari não tem túmulo.

O corpo da dançarina exótica que escandalizou e seduziu a Europa na década anterior à 1ª Guerra Mundial foi dissecado por estudantes de medicina até não sobrar uma grama de seus restos mortais.

Agora, na pequena e modorrenta cidade holandesa de Leeuwarden, onde ela nasceu, historiadores juntaram os pedaços do quebra-cabeças de sua vida e estão comprando a casa onde ela passou a infância para transformá-la em museu em sua homenagem.

A mulher cujo nome artístico, Mata Hari, significa "Olho do Dia" no idioma malaio, acumulou poucas posses e perdeu tudo o que tinha, não tendo deixado nem descendentes diretos.

Nascida em 1876 sob o nome de Margaretha Geertruida Zelle, filha de um lojista holandês e de uma mulher javanesa, ela perdeu os pais ainda na adolescência. Casou-se aos 19 anos e, pouco depois, já estava entediada.

Divorciou-se aos 26 e foi para Paris, onde começou sua carreira de dançarina exótica e amante de muitos homens, causando sensação em toda a Europa pelo fato de dançar totalmente nua.

Empregada pelos franceses como espiã durante a 1ª Guerra Mundial, Mata Hari foi executada em 1917, acusada de ser agente dupla, fazendo espionagem também a favor da Alemanha e traindo segredos que teriam levado à morte de milhares de soldados.

Vida Nômade
Ela viveu uma vida decadente e nômade, carregando suas jóias, lingeries e casacos de pele para onde ia em dezenas de malas e baús, fazendo e desfazendo as malas constantemente.

Quando Mata Hari foi executada, ela deixou dívidas tão grandes que tudo o que pertencia precisou ser vendido para pagar seus credores.

"Ela gastou tudo o que ganhou. Sobraram muito poucos indícios concretos de sua vida. Estamos realmente lidando com um mito", disse Gerk Koopmans, diretor do Museu Friesland, na cidade de Leeuwarden, onde Mata Hari passou sua infância.

Assim, a exposição atual do museu sobre ela consiste em algumas fotos, algumas cartas, um punhado de recibos de cosméticos e dois cadernos nos quais ela guardou recortes de jornais detalhando sua carreira.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade