Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Começam trabalhos para restaurar patrimônio cultural afegão


Quarta, 29 de maio de 2002, 13h51

Especialistas em arqueologia reunidos em Cabul na quarta-feira resolveram adiar a reconstrução das duas estátuas gigantes de Buda destruídas pelo Taliban e, em lugar disso, priorizar a restauração do Museu de Cabul.

Prometendo ajuda técnica e financeira, especialistas e autoridades de vários países disseram que, depois de 23 anos de guerra, é urgente recuperar o que é possível da rica e diversificada herança cultural afegã, que vem desde Alexandre, o Grande, e o nascimento do budismo Mayahana.

Mas os especialistas consideraram que seria artificial reconstruir as duas estátuas de Buda, de 53 e 38 metros de altura, que, antes de serem destruídas pelo Taliban, se erguiam em fendas profundas nas rochas em um lado do vale de Bamiyan.

Além disso, especula-se que um Buda ainda mais antigo, reclinado, possa estar soterrado no local.

O Museu de Cabul, bombardeado e saqueado durante as lutas entre diferentes facções afegãs, entre 1992 e 1995, e arrasado por soldados do regime durante cinco anos, é hoje pouco mais do que um invólucro devastado.

"É importante começar por aqui a restauração dos objetos, e fazê-lo rapidamente, para mostrar ao povo do Afeganistão a riqueza de sua coleção", disse Mounir Bouchenaki, diretor geral assistente de cultura da Unesco (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas).

A restauração do museu vai começar com uma doação de US$ 750 mil da Grécia.

Bouchenaki disse que, em última análise, a decisão sobre o que restaurar primeiro cabe ao povo afegão, cujo país, na antiguidade, era a encruzilhada do Oriente e do Ocidente e de religiões como o zoroastrianismo, hinduísmo, budismo e islamismo, sendo atravessado pela rota da seda.

Enquanto isso, entretanto, será lançado um projeto japonês para dar sustentação ao local em que as estátuas de Buda ficavam e para restaurar cavernas e pinturas rupestres antigas no vale.

Bouchenaki disse que especialistas e doadores internacionais vão restaurar vários outros sítios históricos no Afeganistão, incluindo o minarete de Jam - uma torre islâmica de 60 metros de altura, erguida no século 12, que se tornará o primeiro patrimônio cultural da humanidade do país - e o minarete de Herat.

Reuters

volta

 
 

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO
 
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade